O aplicativo viralizou na última semana após a adesão de famosos como Elon Musk e Oprah Winfrey. Criado em abril de 2020 por Rohan Seth, ex-funcionário do Google, e por Paul Davidson, empresário do Vale do Silício, este final de semana explodiu aqui no Brasil e foi um dos assuntos mais comentados.
A nova rede social por audio que ganhou o coração dos participantes nos últimos dias funciona através da dinâmica de salas de diversos assuntos, exclusivamente por audio e ao vivo. É como se fosse um Podcast ao vivo, sem máscaras, sem rótulos.
E como é na prática o Clubhouse??
Todos os dias existem no "feed" diversas salas de diferentes assuntos e o usuário escolhe em qual quer participar, se não gostar pode sair de fininho. Os "donos" das salas são moderadores que tem voz e comando. Ao entrar na sala, o usuário será um ouvinte, com microfone no mudo e se quiser falar, deve levantar a mão. Se o moderador aprovar, o ouvinte se torna um Speaker que poderá ter voz para a comunidade da sala.
Mas o usuário também pode criar sua própria sala, moderar, aprovar speaker e compartilhar seu conhecimento criando sua própria comunidade. Já tem muita gente com carinha carimbada em várias salas e inclusive salas pré-determinadas com horários fixos. Há também salas que viram 24h no ar, com troca de moderadores.
Na área de viagens a sala Embaixadores do Turismo foi pioneira desde o dia 05 de fevereiro com horário fixo as 17h, trazendo debates sobre o Turismo na atualidade, viajar ou ficar em casa, como trabalhar com influenciadores de viagens, como os agentes de viagens podem ser produtores de conteúdo.
Realmente muito conteúdo enriquecedor para um setor tão afetado e que teve que se reestruturar. A iniciativa foi de 5 produtores de conteúdo que resolveram unir forças e trabalhar em cooperação, com apoio de algumas marcas como a Operadora Agaxtur. São eles: Thais Moura do Love and Travel, Renata Sucena do Viagem em Detalhes, Patricia Leone do Patty Leone Top Travels, Luciana de Campos Assis do Turistando com a Lu e Thiago Paes do Paes pelo Mundo.
Há certos requisitos para fazer parte do Clubhouse e acredito que parte do sucesso da rede está justamente na exclusividade gerada pelas escassez de adesão, assim como pelo fato de permitir um contato próximo com famosos.
O aplicativo só está disponível para IOS, que é o sistema operacional da Apple e para cadastrar é necessário ser convidado por um usuário que já faça parte da rede.
Essa exclusividade e a sensação de estar fora de algo grandioso geram uma certa ansiedade no ser humano por querer pertencer a algo e não poder. Essa é uma estratégia inteligente de literalmente "cair na boca do povo", gerando desejo e quando sair para Android, todos vão querer fazer parte desse movimento.
Outra peculiaridade, diferentemente do WhatsApp, na rede social não é possível enviar mensagens de texto, fotos ou vídeos privativamente e nada fica gravado ou registrado. Quem sabe faz ao vivo mesmo.
Para aqueles que não usam sistema IOS ou não tem convite, fica a dica: é possivel já reservar seu nome de usuário, antes mesmo de receber o convite, basta baixar o APP e cadastra seu numero de celular e assim que algum de seus amigos lhe enviar o convite, você entrará automaticamente.
Te vejo na minha sala as 17h!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita e se quiser deixe um comentário.