Dicas práticas de como como viajar de Trem pela Itália. Truques para escolher o melhor bilhete e preços promocionais.
A Itália deve ser explorada de trem?? Sometimes. Pois há lugares que devem ser percorridos de carro.
Viajar de trem pela Itália é bem simples e talvez a melhor maneira de conhecer algumas regiões como o norte e as principais cidades: Milão, Veneza, Roma. Todavia a região da Toscana, além de não ter muitos trilhos será mágico percorrer as estradas e vinícolas de carro. Uma viagem cinematográfica!!!
No meu roteiro de 20 dias que começou em Milão e desceu até a Costa Amalfitana, escolhi fazer alguns trechos de trem, principalmente o norte, e assim descansar durante o trajeto, e outros de carro.
O sistema de transporte ferroviário funciona super bem na Itália, não tem a precisão Suíça, mas geralmente são pontuais. Nesta matéria vou explicar como utilizar o trem dentro do país e quais sites utilizar para realizar a compra.
Os Trens na Itália
Uma das empresas responsáveis pela rede ferroviária é a estatal Trenitalia, que deteve o monopólio até 2012 quando então surgiu a empresa privada Ítalo Treno. Nos sites das respectivas empresas você encontrará todas as informações, rotas, horários e tarifário para sua viagem.
A Trenitalia tem a maior cobertura e opera com três categorias de trens:
- Freccia: que ligam as principais cidades e são bem mais rápido, portanto, mais caros;
- Intercity: um pouco mais lentos, mais operam nas principais cidades;
- Regionale: ligam cidades menores e circulam em cidades grandes nos trilhos lentos.
Já a Ítalo Treno possui somente trens de alta velocidade que conectam as principais cidades da Itália. Uma empresa moderna com muitas tarifas promocionais a partir de 9,90 euros para atender todo tipo de viajante, desde o mais econômico aos que buscam conforto da primeira classe.
Como escolher o trem e as estações
Se não tem muito tempo de deslocamento entre as cidades, prefira os trens de alta velocidade da Italo Treno ou os Freccia da Trenlitalia; se quiser economizar, previra os Intercity. Para viagens de curta distancias e cidades menores a opção seria o Regionale.
Na hora da comprar o bilhete é muito importante saber o nome da cidade em Italiano e as estações de trem de cada cidade, pois muitas tem várias estações e nem sempre com o nome "central" embutido, o que seria intuitivo. Abaixo listei as estações centrais da principais cidades, todavia verifique a localidade do seu hotel e escolha a estação mais próxima se achar conveniente.
- Milano Centrale em Milão
- Venezia Santa Luce em Veneza
- Bologna Centrale em Bolonha
- Santa Maria Novella em Florença
- Roma Termini em Roma
- Napoli Centrale em Nápoles.
Lembre-se também dos nomes das cidades em Italiano: Milão é Milano, Veneza é Venezia, Florença é Firenze, Nápoles é Napoli e Roma é Roma mesmo!
Onde e quando comprar sua passagem de trem na Itália
Os sites das próprias empresas ferroviárias são uma ótima escolha, todavia não existe a versão em português e você precisará se virar com a língua. Mas a compra é igual a uma passagem aérea, não tem muito segredo.
Para quem quiser comprar em um site em brasileiro e não pagar IOF, há a opção da Tremitalia, a revendedora oficial no Brasil, que também acesso as tarifas ECONOMY e SUPER ECONOMY, todavia cobra uma taxa de emissão de R$20 por trecho/por passageiro. Conta com suporte por email e por telefone: e-mail suportetremitalia@gmail.com ou pelo telefone (11) 4872-9501.
Outra opção, que foi a que utilizei, é o site Trainline que compara trens das duas empresas mencionadas, com acesso às tarifas promocionais, valores sem sobretaxas, aceita paypal ou cartão de crédito e tudo em português. O bom é que os bilhetes vendidos têm os mesmos preços das operadoras.
Outra opção, que foi a que utilizei, é o site Trainline que compara trens das duas empresas mencionadas, com acesso às tarifas promocionais, valores sem sobretaxas, aceita paypal ou cartão de crédito e tudo em português. O bom é que os bilhetes vendidos têm os mesmos preços das operadoras.
Os trens da Trenitalia, Freccia e Intercity e os da Italo sofrem uma grande variação de tarifa e devem ser comprados com antecedência pelos sites E afirmo que o desconto vai compensar o IOF do cartão e a eventual variação cambial.
Portanto, quanto mais cedo comprar os bilhetes, maior a chance de conseguir as melhores tarifas. Os bilhetes da Trenitalia estão disponíveis para venda de 3 a 4 meses antes da viagem e os bilhetes da Italo de 3 a 6 meses. Os Trens Regionali só estão disponíveis 50 dias antes da viagem, todavia suas tarifas não mudam e não há reservas de assentos, ou seja, melhor comprar na estação.
Passo a Passo da Compra do bilhete no site da Trainline
A seguir o passo a passo de como comprar bilhetes no site Tranline.
1º. Faça seu cadastro e login.
2º. Escolha os trechos, somente ida ou ida e volta e clique em pesquisar. Atenção: apenas um trecho não influenciará no preço final, diferentemente do que ocorre com as passagens aéreas.
3º. Aparecerá diversas passagens de trens cujos valores são calculados de acordo com o horário, o número de conexões e a velocidade. Fique atento ao trem, se de alta velocidade ou não, as conexões e aos melhores horários para tentar economizar e fazer a melhor escolha.
4º: Após escolhido os trechos, clique em continuar. Confira se os nomes das cidades estão certos e selecione seus assentos quando aplicável.
5º: Tudo certo?? Clique em pagar e adicione os dados pessoais dos passageiros.
6º: Escolha a forma de pagamento, que pode ser via PayPal ou no seu cartão de crédito internacional.
7º: Após a aprovação da compra, você receberá um email com o voucher e um código. Apresente o bilhete ao fiscal no trem quando embarcar. Em alguns trens (os regionales) os vouchers precisam ser validados nas maquininhas antes de embarcar.
Na minha viagem experimentei praticamente todos os trens, menos os Freccia. Os trechos que fiz de trem são:
- Milão/ Veneza de Italo
- Veneza/Verona de Italo
- Roma/Nápoles de Regionale
- Nápoles/Roma de Intercity
- Roma/Aeroporto Fiumicino de Leonardo Express
Se quiser saber a experiência de comprar na Trenitalia, o Guilherme do Quero Viajar mais explicou tudinho.
Embarque
Depois de comprada a passagem é hora de embarcar. Chegue com pelos menos 20 minutos de antecedência e procure nos painéis pela palavra "Partenze". Não procure o seu destino, que pode não ser o destino final do trem e sim pelo número do trem e horário constantes no seu bilhete para então verificar qual a plataforma ("binari") de embarque.
Para aqueles que viajam de Ítalo, Freccia ou Intercity, não precisam validar o ticket. Basta dirigir-se a plataforma e entrar no vagão ("carozza") indicado no bilhete e procurar seu assento (''posti") já marcado.
Já os trens Regionale, funcionam como os trens da Bélgica, o que achei interessante. O bilhete pode ser utilizado para embarcar no horário que quiser, tanto para ir ou para voltar, ou seja o bilhete vale para aquele dia específico, porém no horário que o viajante desejar. Basta você procurar no painel pelo próximo trem Regionale que passará no seu destino.
Importante: É preciso validas os bilhetes dos trens Regionale nas maquininhas e guardar caso o fiscal apareça. Isso vai te livrar de uma bela multa.
Minha Experiência
Nos trens da Italo apenas em um dos trechos o fiscal apareceu para verificar as passagens. No trem Regionale eu validei na máquina, mas nenhum fiscal apareceu. No da Intercity, também não apareceu nenhum fiscal. Já no Leonardo express que leva até o aeroporto Fiumicino o fiscal era bem bravo.
Em relação as malas o melhor trem para viajar é da Italo, pois tem lugares apropriados para deixá-las, inclusive com cadeados, ou seja, você viaja despreocupado. Os trens Regionales não tem lugar para deixar as malas muito menos marcação de assento, ou seja, é uma bagunça. O trem da Intercity, também não tem local apropriado para deixar as malas, mas no último banco de cada vagão tem um espaço que pode servir para malas. Elas ficarão soltas e você precisará olhá-las todas vez que o trem parar em alguma estação.
Sobre a pontualidade, as vezes eles podem atrasar, principalmente os Regionales, então faça sua rota com folgas ja prevendo um possível atraso. Nas minhas viagens não aconteceu nenhum atraso, mas devido ao furacão que passou na Itália, o trecho Roma/Napoles ficou prejudicado e tive que fazer um trajeto de ônibus.
Inicialmente faria o trecho Roma/Nápoles direto com o trem Regionale, todavia precisei fazer de trem até uma determinada cidade, depois pegar um ônibus até uma outra cidade (passando o trecho avariado) e continuar de trem até Nápoles. A viagem que duraria 3h durou 6h, mas o bom que tudo foi com a assistência da Trenitalia.
A única coisa que pecaram foi em não avisar por email, pois na verdade só fiquei sabendo do desvio quando um funcionário passou por mim, viu minhas malas e que eu não falava Italiano e gentilmente perguntou se eu estava sabendo do ocorrido e que o trem não iria para Nápoles. Fiquei branca na hora, mas ele foi tão atencioso e paciente com meu inglês ruim que explicou tudo direitinho e me tranquilizou.
Ao chegar em Nápoles fui ao atendimento ao cliente e conheci um Senhor muito educado que disse que se na volta a Roma ainda não estivesse normalizado o trecho, me autorizaria a viajar de trem de alta velocidade para não perder o voo para o Brasil. Funcionários muito educados e prestativos.
Italo e Trenitalia - Dicas finais
Esses trens não possuem requisitos específicos de bagagem.
Siga a lista abaixo e você estará totalmente preparado para a sua viagem:
- Imprima o seu bilhete ou deixe-o pronto no seu telefone
- Tenha um documento de identidade com você, por exemplo, seu passaporte.
- Os bilhetes impressos na estação precisam ser validados. Os E-tickets (bilhetes eletrônicos) não precisam ser validados.
- Chegue na estação 20 minutos antes da partida.
- A plataforma é anunciada entre 30 e 10 minutos antes do embarque, então fique ligado.
- As portas do trem serão fechadas exatamente dois a três minutos antes da partida.
E você, já viajou de trem pela Itália ? Compartilhe sua experiência e ajude a auxiliar outras pessoas que ainda estão planejando sua viagem pela Itália!
VAI VIAJAR ??? RESERVE AQUI
Reserve sua viagem nos links abaixo ou terceirize seu stress e solicite um orçamento ao nosso serviço de Travel Design. Click aqui e deixe seu recado.
⇒ Encontre seu Hotel nos melhores sites de busca: Booking, Hotéis.com, Expedia.
⇒ Compare tarifas para alugar carro na: RentCars
⇒ Evite aborrecimentos, faça um seguro viagem na: Seguros Promo ou Mondial Travel
⇒ Fique conectado em suas viagens com os chip da EasySim4U
⇒ Compre ingressos online no GetYourGuide, Ticketbar ou Weplann e esqueça das filas !!!
Oi Tha,
ResponderExcluirAdoro viajar de trem, na Itália ou qualquer outro país da Europa. Planejando com antecedência é possível conseguir bons preços, talvez não bate o valor dos voos os viagens de ônibus, mas com certeza é mais confortável. A chance de já embarcar numa estação central conectada ao transporte público, não precisando sempre fazer a conexão com o aeroporto, na minha opinião está entre os principais benefícios.
Obrigado pela indicação do blog :)
Beijos