Foto Divulgação |
Lisboa esconde séculos de história não somente visíveis em construções preservadas, mas também sob nossos pés. Passeando pela cidade, descobre-se lugares incomuns e não tanto visitados mas que merecem um STOP.
Cada vez que uma restauração, obra ou construção começa, fatalmente será paralisada pela descoberta de algum vestígio arqueológico. As obras do Campo das Cebolas é um exemplo disso, a modernização do parque e via urbana foi paralisada pela descoberta de navios encontrados no solo, o que revela histórias de quem ali viveu.
Lisboa vai muito além do que os olhos ávidos por histórias dos turistas podem ver. Basta saber enxergar e se abastecer da riqueza cultural portuguesa. Ou será Romana ????
Quando morei em Lisboa resolvi procurar lugares incomuns para ter história diferente para contar. E como Lisboa está na moda, aproveite para desfrutar do que a cidade tem a oferecer e descubra-a de uma forma diferente.
À Descoberta de Felicitas Iulia Olisipo
Designação dada por Augusto à povoação ali existente, por ocasião da sua nobilitação entre 31 a.C. e 27 a. C.. Com a conquista da Hispânia é decretada a paz no império, o que promove o estabelecimento de intensas relações comerciais com as diversas províncias romanas. A riqueza da cidade de Olisipo, sobretudo piscícola, e a sua privilegiada posição geográfica transformam-na na capital marítima da Lusitânia.
Museu e núcleos arqueológico visitáveis que fazem parte dos Vestígios Romanos de Lisboa:
1) Teatro Romano - Museu de Lisboa
O teatro de Olisipo é um dos primeiros edifícios a ser edificado na nova cidade romana nos inícios dos seculo I d.C.. É escolhido um local de acentuado declive, defronte para o Rio Tagus (Tejo). Com uma capacidade de 4000 espectadores, teria sido um dos edifícios mais marcantes da paisagem urbana.
Foto Divulgação |
Encontra-se visível parte da orchestra, do muro do proscaenium e das bancadas. No interior do museu destaca-se grande estrutura do post scaenium, o muro de suporte da fachada cênica. Os vestígios arqueogeológicos musealizados no interior do museu permitem explorar a historia deste espaço desde a Idade do Ferro (seculo IV a.C.) até a atualidade.
Terça a Domingo das 10h a 18h
Fortificação medieval da cidade de Lisboa. Inúmeros vestígios arqueológicos encontrados no interior da cerca medieval desde o seculo VII a.C. até o período moderno. Destaca-se a identificação de uma ocupação militar do seculo II a.C. quando da coquista do território.
Diariamente
De Novembro a 28 Fevereiro | 9h00 – 18h00 (Encerrado – 24, 25 e 31 Dezembro e 1 Janeiro)
De Março a 31 Outubro | 9h00 – 21h00 (Encerrado – 1 Maio)
De Novembro a 28 Fevereiro | 9h00 – 18h00 (Encerrado – 24, 25 e 31 Dezembro e 1 Janeiro)
De Março a 31 Outubro | 9h00 – 21h00 (Encerrado – 1 Maio)
Ticket: a entrada custa €8,50. Desconto com Lisboa Card
3) Sé de Lisboa
4) Casa dos Bicos - Museu de Lisboa
Edifício quinhentista, alberga atualmente um núcleo arqueológico, com vestígios de vários tanques (cetariae) de salga de peixe, desativados nos meados do seculo III d.C. para a construção da muralha tardia da cidade.
Foto Divulgação |
5) Núcleo Arqueológico da Rua dos Correeiros
No NARC podem ser observados vestígios de ocupação desde a Idade do Ferro à reconstrução da cidade após o terremoto de 1755. De época romana destacam-se os tanques (catariae) de salga de peixe de uma vasta fábrica em funcionamento desde o seculo I d.C. a meados do seculo V d.C., assim como um espaço termal anexo com um mosaico datado do seculo III d.C..
6) Galerias Romanas - Museu de Lisboa
Galerias subterrâneas construídas nos inícios do seculo I d.C., no âmbito do programa urbanístico de remodelação da zona ribeirinha da cidade, funcionando como estrutura portuária e alicerce para outros edifícios. Foram descobertas com a reconstrução da cidade em 1771, encontrando-se, atualmente, parcialmente submersas.
7) Rua dos Fanqueiros n 72-76
Tanque de salga de peixe. Foi identificado um tanque (cataria) de transformação de pescado, desativado na primeira metade do seculo V d.C. e atualmente visivel, integrado no espaço comercial.
Curiosidade: Os múltiplos vestígios de tanques de salga de peixe que se preservam em Lisboa, ou dos quais sabemos a sua existência por terem sido reconhecidos arqueologicamente, obrigam a pensar esta atividade como tendo sido um das mais relevantes na economia da cidade romana. A proximidade dos vestígios entre si leva a considerar não uma multiplicidade de fábricas mas antes poucas unidades industriais mas de grande dimensão. Este fato, pressupõe a existência de uma oligarquia local detentora de grande riqueza.
Museu de Lisboa é um museu polinucleado no qual Lisboa e sua história se revelam. São cinco núcleos:
- Palácio Pimenta: nucelo-sede do Museu de Lisboa encontra-se instalado num palácio de veraneio da primeira metade do seculo XVIII.
- Teatro Romano: já mencionado acima, centra-se a descobertas e compreensão do teatro romano.
- Torreão Ponte: com exposições temporárias.
- Santo Antonio: núcleo dedicado a vida de Santo Antonio.
- Teatro Romano: já mencionado acima, centra-se a descobertas e compreensão do teatro romano.
- Torreão Ponte: com exposições temporárias.
- Santo Antonio: núcleo dedicado a vida de Santo Antonio.
- Casa dos Bicos: já mencionado acima, é um dos exemplos mais emblemáticos da arquitetura civil de Lisboa. do seculo XVI.
Já esteve em Lisboa?
Deixe aqui o seu comentário ou dica do destino.
Gostou do artigo? Uma forma de retribuir é fazer reservas pelos parceiros do blog. Cada vez que uma reserva é feita nos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter e gerar mais conteúdo.
VAI VIAJAR ??? RESERVE AQUI
Reserve sua viagem nos links abaixo ou terceirize seu stress e solicite um orçamento ao nosso serviço de Travel Design. Click aqui e deixe seu recado.
⇒ Encontre seu Hotel nos melhores sites de busca: Booking, Hotéis.com, Expedia.
⇒ Compare tarifas para alugar carro na: RentCars
⇒ Evite aborrecimentos, faça um seguro viagem na: Seguros Promo ou Mondial Travel
⇒ Fique conectado em suas viagens com os chip da EasySim4U
⇒ Compre ingressos online no GetYourGuide, Ticketbar ou Weplann e esqueça das filas !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita e se quiser deixe um comentário.