A fotogênica Bruges não perde a graça nem em dias de chuva. Bruges não é apenas uma cidade medieval antiga é também uma cidade moderna cujos lugares mais agradáveis são ainda mais charmosos quando você os admira viajando de barco.
A encantadora cidade medieval belga caiu na graça dos turistas e está sendo descoberta pelos brasileiros que muitas vezes fazem bate e volta de cidades vizinhas, o que aconteceu comigo. Na verdade Bruges merece pelo menos uma noite, mas tudo depende do seu roteiro e tempo disponível.
Na minha viagem preferi fazer base de hospedagem em Bruxelas, para não ficar mudando de hotel e conhecer as cidades aos arredores como Bruges e Gent. Posso afirmar que um dia é suficiente para explorar Bruges, mas chegue cedo para aproveitar.
Se estiver hospedado em Bruxelas, há vários horários de trem com saída da Estação Central. O tempo médio de viagem é de 1 hora e a compra do bilhete pode ser feita online, nas máquinas na estação ou no próprio guichê. O que achei interessante é que você compra o bilhete e pode embarcar no horário que quiser, tanto para ir como para voltar, ou seja o bilhete vale para aquele dia específico, porém no horário que o viajante desejar.
Escrevi um post completo sobre como viajar de trem pela Bélgica. Confira as dicas para economizar!!
Assim como Paris, Bruges é uma cidade para flanar por isso prepare suas pernocas e comece seu roteiro na estação de trem seguindo a pé até o centro histórico, distante apenas 1 quilometro. Pelo caminho haverá diversos pontos turísticos inclusive a rua mais estreita do mundo.
Sobre Bruges
Bruges é uma cidade belga, capital da província de Flandres Ocidental conhecida como a Veneza do Norte por causa de seus lindos canais. Mas a cidade tem muito mais a oferecer que apenas passeios de barco. Um pouquinho de história: Foi em 1128 que Bruges foi elevada a cidade e construiu novas muralhas e canais. Anos depois foi a principal conexão com o comércio do mar Mediterrâneo.
Em 1907, o porto de Zeebrugge foi utilizado pelas tropas alemãs durante a Primeira Guerra Mundial para atracar os seus submarinos e nas décadas de 1970 e 1980, foi alargado tornando-se um dos mais importantes e modernos portos da Europa, o que atraiu muitos turistas a região.
Um dos símbolos da cidade é o cisne que é encontrado no Minnewater. Diz a lenda que em 1488, o povo de Bruges havia executado um dos administradores da cidade pertencente à corte de Maximiliano da Áustria. O Brasão da família do administrador da cidade, Pieter Lanchals, apresentava um cisne branco. Assim Maximiliano puniu Bruges obrigando a população a manter cisnes em seus lagos e canais até a eternidade.
Listada entre um dos Patrimônios Mundiais da UNESCO, Bruges tem o exemplo mais bem preservado de um centro da cidade medieval. Toda sua impressionante beleza pode ser facilmente explorada a pé, pois carros não são permitidos no centro.
Dicas de como traçar um roteiro turístico a pé por Bruges
Por incrível que pareça, o caminho da estação de Trem até o centro histórico, em si já é o roteiro das principais atrações da cidade.
Meu conselho inicial é colocar os pontos turísticos no Google Maps e seguir o caminho traçado, assim sua caminhada até o centro lhe renderá muitas fotos lindas e lugares incríveis. Segue abaixo o mapa com os principais pontos turísticos.
Da estação de trem Brugge Station siga em direção ao Minnewater Park onde está o famoso Lake of Love (Lago do Amor), é uma linda entrada para Bruges. Diz a lenda que uma menina chamada Minna estava apaixonada por Stromberg, um guerreiro de uma tribo vizinha. Mas seu pai não concordou com o amor dela e a arranjou para se casar com um homem de sua escolha. Minna escapou e correu para a floresta. Quando Stromberg finalmente a encontrou, ela morreu em seus braços de exaustão. O lago foi nomeado Minna e a ponte junto ao lago foi considerada a ponte do amor, em sua homenagem.
O lago é na verdade um reservatório e se une ao famoso sistema de canais de Bruges.
Após o passeio siga em direção ao Begijnhof (Monastério) hoje habitado por freiras da Ordem de São Bento e várias mulheres de Bruges que decidiram permanecer solteiras. Na casa, você ainda pode ter uma boa ideia de como era a vida cotidiana no século XVII.
Após o passeio siga em direção ao Begijnhof (Monastério) hoje habitado por freiras da Ordem de São Bento e várias mulheres de Bruges que decidiram permanecer solteiras. Na casa, você ainda pode ter uma boa ideia de como era a vida cotidiana no século XVII.
Continue o passeio pela Rua Stoofstraat , a mais estreita da cidade e dizem que é do mundo, será??? Realmente dá para tocar as duas extremidades com as mãos.
Mais adiante estará o St. John's Hospital, com mais de 8 séculos de história é um dos mais antigos edifícios hospitalares preservados da Europa. No museu, você aprenderá mais sobre a antiga vida hospitalar e como eram as enfermarias naquela época.
A Church of Our Lady in Bruges, com uma torre de tijolos de 115,5 metros de altura é o segundo maior edifício de tijolos do mundo. A igreja exibe uma valiosa coleção de arte, entre elas a mundialmente famosa Madonna and Child de Michelangelo.
No caminho cruzará uma das pontes mais lindas e fotogênicas de Bruges, a Bonifacius Bridge, mas sua beleza não para por aí pois a Rozenhoedkaai ou Cais do Rosário é uma das mais belas paisagens desta cidade belga, com os seus canais e edifícios clássicos. Não é surpresa que este seja um dos locais mais fotografados de Bruges. Aqui qualquer um pode criar seu próprio cartão postal perfeito da cidade.
Bonifacius Bridge - Bruges Bélgica |
DICA: entre o caminho de Bonifacius Bridge e Rozenhoedkaai faça uma pausa para um passeio de barco para uma visão diferente da cidade, cruzando as extraordinárias artérias de Bruges, os canais. Você descobrirá jardins secretos, pontes pitorescas e vistas maravilhosamente belas.
Rozenhoedkaai - O Cartão Postal de Bruges |
Após muita contemplação siga para a Burg Square e Grote Markt, as principais praças cheias de história, cujos edifícios representam uma variedade de estilos arquitetônicos, do gótico ao renascimento e neoclassicista, que inclui o que talvez seja o mais belo edifício de Bruges, a prefeitura gótica ou Stadhuis, datada de 1376. Como a base dos Condes de Flandres, o Burg tornou-se o centro político e religioso da região.
Grote Markt |
O Campanário de Bruges ou Belfort na Grote Markt, a mais famosa e importante torre de Bruges, com 83 metros de altura, abriga, entre outras coisas, um carrilhão com 47 sinos. São 366 degraus para chegar até o topo e ter uma vista privilegiada de Bruges.
Se não estiver disposto ou não tiver tempo, vá ao Bruges Beer Experience, que também tem um terraço/Bar para admirar a cidade. O Museu é o lugar para uma experiência total das facetas mais fascinantes da cerveja!
Vista da Grote Markt do terraço da Bruges Beer Experience |
Já na Burg Square a Stadhuis ou Prefeitura, construída entre 1376-1420, é uma das mais antigas dos Países Baixos governando a cidade há mais de 600 anos. O salão gótico é uma obra de arte em si, com seus esplêndidos murais do século XIX e um colorido teto abobadado.
Bem escondidinha e quase imperceptível está a Basilica of the Holy Blood ou Basílica do Sangue Sagrado composta por uma capela inferior românica e uma capela superior gótica dedicadas a dedicada a Nossa Senhora e São Basílio. As duas capelas estão ligadas por uma escadaria monumental de tijolos, que corre atrás da grande fachada voltada para a praça.
Originalmente construída no século XII como a capela da residência do Conde de Flandres, a igreja abriga uma relíquia venerada do Santo Sangue, supostamente coletada por José de Arimatéia e trazida da Terra Santa por Thierry da Alsácia, Conde de Flandres.
As escadas e a fachada foram construídas em 1533 em estilo renascentista, mas demolidas durante a ocupação francesa e reconstruídas no século XIX.
As escadas e a fachada foram construídas em 1533 em estilo renascentista, mas demolidas durante a ocupação francesa e reconstruídas no século XIX.
A capela de estilo românico bem preservada com os seus coloridos vitrais é bonita por fora, mas é o que está no interior que atrai a maioria dos visitantes. Diz a lenda que após a crucificação, José de Arimatéia limpou o sangue do corpo de Cristo e preservou o tecido. A relíquia permaneceu na Terra Santa até a Segunda Cruzada, quando o rei de Jerusalém Balduíno III a deu a seu cunhado, conde de Flandres Diederik van de Elzas. O conde chegou com ele em Bruges em 7 de abril de 1150 e colocou-o em uma capela que ele havia construído na Praça Burg.
A energia do lugar é incrível e o frasco pode ser observado pelo público sob a vigilância de um Padre.
E para finalizar uma paradinha para a sobremesa. Que tal chocolates Belgas??? A Choco-Story é um museu que além de mostra a história do chocolate e do cacau te permite experimentar. Hummmmm deu água na boca. Se não visitou o de Bruxelas, vale a pena a visita.
Neste roteiro de 1 dia sem hospedagem, não entrei em nenhum museu, mas se tiver tempo e disposição escolha algum de sua preferência. Além dos listados acimas há muito mais e o interessante é que a coleção de14 museus tem grande diversidade de temas que vão desde os primitivos flamengos até à arte contemporânea; desde as clássicas "Belas Artes" aos achados arqueológicos, mobiliário, prata, folclore, poesia ... enfim, algo para todos!
Para saber a lista completa consulte o site Visit Bruges com informações detalhas e horários de funcionamento.
Durante essa caminhada de exploração aproveite para degustar as delícias belgas. Que tal cerveja, batata frita e chocolate??? Precisa de mais alguma coisa?? Depois é só voltar a estação central a pé que as calorias vão embora!!!
Onde se Hospedar em Bruges - Sugestões
Para quem está procurando estadia em Bruges, segue algumas sugestões de acordo com avaliações, lembrando que não conheci nenhum desses hotéis.
Hotel Dukes' Palace Brugge - Avaliado em 9,2
Planeje sua viagem ➜ Pesquise e reserve seu hotel com a facilidade de cancelamento gratuito
➜Leia mais:O que fazer em Bruxelas
Gostou do artigo? Uma forma de retribuir é fazer reservas pelos parceiros do blog. Cada vez que uma reserva é feita nos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter e gerar mais conteúdo.
VAI VIAJAR ??? RESERVE AQUI
Reserve sua viagem nos links abaixo ou terceirize seu stress e solicite um orçamento ao nosso serviço de Travel Design. Click aqui e deixe seu recado.
⇒ Encontre seu Hotel nos melhores sites de busca: Booking, Hotéis.com, Expedia.
⇒ Compare tarifas para alugar carro na: RentCars
⇒ Evite aborrecimentos, faça um seguro viagem na: Seguros Promo
⇒ Fique conectado em suas viagens com os chip da EasySim4U
⇒ Compre ingressos online no GetYourGuide, Ticketbar ou Weplann e esqueça das filas !!!
PARA SALVAR NO PINTEREST
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita e se quiser deixe um comentário.