Pastéis de Nata ou Pastéis de Belém??? Venha descobrir a diferença e embarque em uma viagem por pastelarias portuguesas de Lisboa.
Passear por Portugal e não saborear o famoso Pastel de Nata é como ir a França e não comer Macaron. Os Pastéis de Nata são uma das mais populares especialidades da doçaria portuguesa e pode ser encontrado em qualquer padaria, pastelaria ou restaurante de Lisboa.
Mas afinal o certo é Pastéis de Nata ou Pastéis de Belém???
Os dois estão certos e são doces com diferença sutis em consistência e sabores. Embora sejam conhecidos como Pastéis de Belém, esta é uma marca registrada exclusiva e todos os outros doces produzidos fora da fábrica de Belém são Pastéis de Nata. O importante é que a massa tem que ser crocante, o recheio cremoso e podem ser apreciados simples, com canela ou açúcar em pó.
História do doce português
No final do século XVII, a clara era utilizada na lavagem de roupas e no processo de produção de vinho, ficando a gema como sobra. Dessa forma vários conventos e mosteiros em Portugal deram origem a pastelaria e doçaria à base de ovo. A receita teria sido originária do Mosteiro dos Jerônimos em Belém.
Com a expulsão das ordens religiosas e o encerramento de muitos conventos e mosteiros na Revolução Liberal de 1820, os trabalhadores começaram a procuram empregos e um pasteleiro teria sido empregado por uma refinaria de açúcar da região de Belém.
Com o sucesso, versões da receita começaram a ganhar espaço em outras pastelarias que em respeito à primeira fábrica, foram nomeados como pastéis de nata, deixando o clássico Pastéis de Belém, para a linhagem direta do Mosteiro dos Jerônimos. Seus doces se tornaram conhecidos e hoje fazem parte da cultural gastronômica portuguesa.
Top e Experience Love and Travel
1) Fábrica da Nata
Foto montagem do site Oficial da Fábrica da Nata |
Onde não existe o pecado da gula, pelo contrário, é um prazer se deliciar com mais de um Pastel de Nata, ainda mais se tiver quentinho e polvilhado com canela e açúcar em pó.
Com dois endereços em Lisboa e um em Porto os pastéis são feitos durante todo o dia, confeccionados à vista do cliente.
A Fábrica da Nata na praça dos Restauradores é um charme e faz lembrar os cafés antigos da cidade. Dividida em três espaços: zona de produção e o balcão; área com mesas altas de pedra e ao fundo um salão com sofás e bancos azuis é ideal para uma lanche rápido ou um encontro com amigos.
Há outro endereço na famosa Rua Augusta, um espaço um pouco mais tímido no térreo, mas com salão no segundo piso.
Localização
Endereço 1: Praça dos Restauradores, nº 62-68, 1250-110 Lisboa
Endereço 2: Rua Augusta, nº 275 A, 1100-052 Lisboa
Endereço 2: Rua Augusta, nº 275 A, 1100-052 Lisboa
2) Manteigaria
Foto divulgação: Lisboa Cool |
Outro lugar para se regalar com essa iguaria portuguesa é a Manteigaria. Localizada no Chiado em frente a Praça Luís de Camões, uma pequena loja num edifício de 1900 que outrora foi, uma manteigaria – daí o nome “Manteigaria União” cuidadosamente preservada na fachada. Se escutar um sino quando estiver passando pela na região, corra, pois uma fornada estará saindo.
O segredo está na massa folhada delicada e um recheio cremoso de natas com ponto ideal de doçura. O toque de canela e o café de acompanhamento fazem de sua tarde a pausa ideal quando estiver passeando na região. Mas não fique triste se a noite caiu, pois a casa fica aberta até meia noite, então preste atenção no sino e desfrute de uma pastel de nata quentinho. E eles tem caixinha para viagem, só não vale trazer para o Brasil.
Outra unidade está localizada no Mercado da Ribeira.
3) Confeitaria Nacional
Foto montagem do site oficial da Confeitaria Nacional |
Nem preciso dizer que os Pastéis de Nata da Confeitaria são excepcionais, ainda mais pelo ambiente requintado onde é servido que remeterá o visitante ao século passado.
Curiosidade: A Confeitaria Nacional é hoje uma referência do patrimônio cultural e artístico da cidade de Lisboa e já foi fornecedora da Casa Real Portuguesa por alvará concedido pelo Rei D. Luis I em 1873. Recentemente foi nomeada pela CNN como estando entre as melhores pastelarias da Europa.
Da Websérie Top 3 Experience Love and Travel que passa no Instagram @loveandtravel_ . São dicas práticas e sugestões de lugares, passeios, cidades, lojas, restaurantes pelo mundo sem a chancela "O melhor XXX de tal lugar", afinal, o que é melhor para mim pode não ser para outra pessoa.
Qual o melhor Pastel de Nata de Lisboa??? Eu tenho minha preferência mas deixo a dúvida para vocês provarem. Depois de experimentar todos, escolha seu preferido. E se conhecer outro lugar diferente, deixe suas dicas nos comentários. Vou adorar experimentar também!
➜Leia mais: O que fazer em Lisboa
Gostou do artigo? Uma forma de retribuir é fazer reservas pelos parceiros do blog. Cada vez que uma reserva é feita nos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter e gerar mais conteúdo.
VAI VIAJAR ??? RESERVE AQUI
Reserve sua viagem nos links abaixo ou terceirize seu stress e solicite um orçamento ao nosso serviço de Travel Design. Click aqui e deixe seu recado.
⇒ Encontre seu Hotel nos melhores sites de busca: Booking, Hotéis.com, Expedia.
⇒ Compare tarifas para alugar carro na: RentCars
⇒ Evite aborrecimentos, faça um seguro viagem na: Seguros Promo ou Mondial Travel
⇒ Fique conectado em suas viagens com os chip da EasySim4U
⇒ Compre ingressos online no GetYourGuide, Ticketbar ou Weplann e esqueça das filas !!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita e se quiser deixe um comentário.