Clos Lucé foi residência do mestre Leonardo Da Vinci e carrega um legado histórico importantíssimo no Vale do Loire na França. Uma propriedade particular da família Saint Bris que nos dá a oportunidade de conhecer a obra de um gênio e quinhentos anos depois, descobrir as pegadas do maior pensador de todos os tempos.
O Castelo de Cloux, também conhecido por Clos Lucé, foi construído em 1471, sobre fundações do século XII. Situado no Vale do Rio Amasse, um afluente do Rio Loire, a 400 metros do Château Royal Amboise, sua elegante fachada de tijolo cor de rosa em estilo arquitetônico do século XV surpreende o visitante. Alguns elementos de arquitetura medieval relembram os tempos em que o Château era um edifício fortificado.
Cercado por um parque, a residência possui dois edifícios de dois andares. Foi adquirida por Carlos VIII em 1490 e durante duzentos anos foi residência real além de residência de verão dos Reis da França. Embora o Rei Francisco I tenha passado sua infância no Cloux, a figura de maior relevância que habitou o Château foi Leonardo Da Vinci, que se estabeleceu em Clos Lucé em 1516 a convite do próprio Francisco I.
Ali Leonardo passou os três últimos anos de sua vida como primeiro pintor, arquiteto e engenheiro do Rei, além de organizar festas suntuosas para a Corte. Terminou algumas obras e trabalhou em diversas criações.
Como Chegar
Localizado a 230km de Paris o acesso é pela A10.
Se preferir trem, há possibilidade a partir da estação de Montparnasse até Saint Pierr des Corps de TGV, são apenas 55minutos. A Estação fica 20km distante do Castelo.
Outra opção - Paris Austerlitz para Amboise direto em 2 horas
A partir de Tours, uma das cidades bases para hospedagem, são apenas 25km de carro.
DICA PARA QUEM FOR DE CARRO: Há um estacionamento gratuito entre os Castelos de Amboise e Clos Lucé e o visitante poderá fazer o circuito entre eles a pé. Outros estacionamentos, ou parar na rua é pago. Veja na foto abaixo a localização.
DICA PARA QUEM FOR DE CARRO: Há um estacionamento gratuito entre os Castelos de Amboise e Clos Lucé e o visitante poderá fazer o circuito entre eles a pé. Outros estacionamentos, ou parar na rua é pago. Veja na foto abaixo a localização.
Conhece o serviço de locação de veículos da RentCars? Compara os melhores preços em mais de 100 locadoras de veículo e o viajante paga em Reais, sem IOF.
A História da chegada de Da Vinci e suas obras
Imagine a viagem de Leonardo da Vinci pelos Alpes em 1516
No outono de 1516, Leonardo da Vinci aceitou o convite real e, com 64 anos de idade, atravessou os Alpes, montado em uma mula, com alguns dos seus discípulos. O gênio da pintura trouxe de Roma três de suas telas preferidas. O secretário do cardeal de Aragão conta que durante a sua visita ao Clos Lucé, teve a oportunidade de admirar o retrato de uma florentina, pintado ao natural, encomenda de Julião de Médici. Realizada entre 1503 e 1504, Mona Lisa ilustra o famoso Sfumato (sombreado de contornos) de Leonardo da Vinci. Os outros quadros são o São João Batista que Leonardo concluiu no Clos Lucé em sua oficina e a Virgem, o menino Jesus e a Santa Ana em que o mestre continuou trabalhando, deixando-a inacabada.
O Château Clos Lucé
Visite os quartos do Château e imagine Leonardo vivendo e trabalhando lá
A visita começa no hall e escadaria para o quarto de Leonardo da Vinci que de sua janela contemplava o Castelo Real de Amboise. Foi nesse quarto que o mestre escreveu seu testamento deixando desenhos e esboços para um de seus discípulos e foi nele que faleceu em 02 de maio de 1519 com 67 anos de idade.
Ao lado do quarto de Leonardo, situa-se o quarto de Margarida de Navarra, irmão de Francisco I. Margarida passou parte de sua juventude no Clos Lucé onde foi educada por sua mãe Luísa de Saboia.
Descendo a escadaria o visita continua em direção à Capela, o oratório de Ana de Bretanha. Encomendado pelo Rei Carlos VIII para sua mulher Ana que chorava a dor de perder os filhos ainda pequenos.
Continuando pela residência conhecemos a Oficina de Leonardo da Vinci, recentemente inaugurada e aberta ao público. Dois anos de pesquisa e renovação, 30 pessoas e 15 comércios foram necessários para restaurar oficinas, biblioteca e estudo de Leonardo da Vinci no Clos Lucé. Muitos objetos utilizados nas atividades de pintura, escultura e projetos estão representados nessa oficina. São réplicas, pois os originais estão muito bem guardados em museus, deviso ao seu valor histórico.
A Grande sala do Renascimento e a cozinha são outros ambientes que pode-se visitar. Na ocasião da nossa visita o Clos Lucé estava decorado para o Natal.
Outra parte da visita muito interessante é a Cave onde se encontra a sala de maquetes das curiosas criações do gênio. É possível admirar as invenções de Leonardo na área de engenharia civil, militar, mecânica, óptica, hidráulica e aeronáutica. Realmente é incrível imaginar que há mais de 500 anos Leonardo idealizou o que seria um carro, um avião, um helicóptero e muitas outras coisas.
Outra curiosidade é uma passagem subterrânea secreta que diz a lenda que ligava o Clos Lucé ao Château Royal Amboise, onde o Rei Francisco I morava. Assim eles poderiam se encontrar sem ser vistos.
Mas a visita ainda não terminou, ainda há muito mais o que descobrir: a exposição de Leonardo com 50 modelos produzidos de acordo com os desenhos originais do mestre; o jardim renascentista e sua exuberante beleza.
O Parque de Leonardo Da Vinci
Aprenda como a natureza inspirou seu trabalho e vivencie o universo criativo do Mestre
Leonardo Da Vinci imaginou tudo através da observação da natureza. Suas criações e invenções mais notáveis estão encenadas no parque do Clos Lucé, ao longo de um percurso paisagístico.
Ponha em ação as 20 maquetes gigantes móveis e acionáveis; admire os desenhos e os quadros de Leonardo representados nas 40 telas translúcidas de 3 a 4 metros de altura; escute nos 8 marcos sonoros, as considerações de Leonardo.
CURIOSIDADE: o artista toscano estudou a anatomia humana e animal para poder pintar sendo o mais fiel possível à realidade.
CURIOSIDADE: Leonardo pinto poucos quadros, mas deixou mais de 6.000 desenhos e esboços, a maior parte reunidos em manuscritos.
" A arte supera a ciência e a pintura supera as outras artes porque o seu objeto pode ser comunicado a todas as gerações do universo".
Diariamente
Janeiro: 10h às 18h
Fevereiro a Junho: 9h às 19h
Julho - Agosto: 9h às 20h
Setembro - outubro: 9h às 19h
Novembro - dezembro: 9h às 18h
Ticket: Alta temporada (de março a novembro) €15,50 | Baixa Temporada €13,50
Para mais informações acesse aqui.
Links Úteis:
Quer saber um pouco mais desse Castelo, veja o Stories em Destaque no Instagram @loveandtravel_
APOIO
* O Blog Love and Travel passeou pelo Vale do Loire com o apoio da Château Clos Lucé, o qual agradecemos a oportunidade, todavia muitas outras despesas foram custeadas pelo blog. Informo que este post expressa minha sincera opinião sobre os serviços oferecidos.
Gostou do artigo? Uma forma de retribuir é fazer reservas pelos parceiros do blog. Cada vez que uma reserva é feita nos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter e gerar mais conteúdo.
VAI VIAJAR ??? RESERVE AQUI
Reserve sua viagem nos links abaixo ou terceirize seu stress e solicite um orçamento ao nosso serviço de Travel Design. Click aqui e deixe seu recado.
⇒ Encontre seu Hotel nos melhores sites de busca: Booking, Hotéis.com, Expedia.
⇒ Compare tarifas para alugar carro na: RentCars
⇒ Evite aborrecimentos, faça um seguro viagem na: Mondial Travel ou Real Seguros.
⇒ Fique conectado em suas viagens com os chip da EasySim4U
Adoro castelos, a arquitetura e historia é simplesmente lindo e nos transmite muita cultura, gosto de incluir nos roteiros quando os países que visito tem esse tipo de atração, #d+
ResponderExcluirCurti bastante o parque Leonardo Da Vinci! O castelo é maravilhoso também! Bom ter esse tipo de referencia. Parabéns pelo post
ResponderExcluirQue passeio mais interessante! Visitar um local tão histórico deve ser memorável. Adoraria conhecer sua oficina!
ResponderExcluirSou apaixonada por castelos, palácios e lugar históricos!! Sempre tento visitá-los quando viajo para qualquer lugar. Já quero voltar para a França para conhecer esses também!
ResponderExcluiressa regiao eh magnifica, fico apaixonada so de olhar! gosto de imaginar como seria viver ai durante todo o esplendor e riqueza!
ResponderExcluir