Atualização: Matéria atualizada em Maio de 2019.
Atualização: Matéria atualizada em Maio de 2019.
Um passe de transporte público que permite o viajante deslocamentos ilimitados de trem, ônibus e barco durante o tempo escolhido e ainda oferece descontos em atrações turísticas. Está com dúvida e quer saber se o Swiss Travel Pass vale a pena ??? Não perca as dicas deste post.
Viajar para Suíça requer planejamento estratégico. Não é difícil, mas demanda tempo para você analisar o que quer conhecer, qual meio de transporte vai utilizar, quais serão suas bases de hospedagem, o que quer conhecer, sempre levando em consideração a época do ano escolhida, que é um dos pontos mais importantes.
Escolhi conhecer a Suíça no inverno, ou melhor quase no início do inverno e abertura da temporada. Minha viagem aconteceu entre os dias 09 e 16 de dezembro. Oficialmente outono, mas é muito frio e há neve nos lugares mais altos e se der sorte poderá ver floquinhos caindo.
Foto Divulgação - My Switzerland ➜Leia mais: Dicas para encontrar o seguro viagem mais barato para sua viagem a Europa |
A Suíça é um país pequeno e pode ser percorrido de carro ou de trem. Meu conselho é escolher qual região quer conhecer, definir a cidade para se hospedar e fazer bate e volta para as cidades vizinhas. Por ser um país caro, dificilmente as pessoas ficam mais do que 1 (uma) semana, há quem faça roteiro de 3 (três) dias apenas. Mas que dá vontade de ficar 1 (um) ou 2 (dois) meses por lá, isso dá. É um dos lugares mais fantástico que conheci.
Meu roteiro percorreu um boa parte da Suíça. Defini que queria conhecer o cantão de Genebra e a Riviera Suíça; Interlaken, que fica bem no meio do país; e a parte alemã que fica no leste, ou seja, percorrer de oeste a leste o país. E ainda conhecer várias cidades vizinhas às que escolhi para me hospedar.
Traçado meu roteiro era a vez de analisar como seria o deslocamento. Todos sabemos que o trem na Suíça é o melhor meio de locomoção e por ser inverno, ou quase, com certeza era a melhor opção a se fazer, pois não queria arriscar alugar um carro e dirigir em pista com neve ou gelo.
Pesquisando na internet, descobri o Swiss Travel Pass, um bilhete que permite aos viajantes conhecer a Suíça de ponta a ponta de trem, ônibus e barco e em 3, 4, 8 ou 15 dias consecutivos ou não, fora muitos outros benefícios. É um passe de trem vendido apenas para turistas.
➜Quer saber como funciona, quais modalidades e benefícios: saiba tudo sobre o Swiss Travel Pass neste post completo e detalhado.
Feita essas considerações iniciais já perceberam que a resposta a pergunta se o Swiss Travel Pass vale a pena é: DEPENDE. O roteiro e passeios da sua viagem é que vai definir a necessidade da compra do passe.
Tenha em mente que o Swiss Travel Pass não é um passe barato, mas pode ser um excelente investimento na sua viagem se souber planeja-la antecipadamente.
Minha dica é: fazer cálculos para ver quantos trajetos pretende percorrer, quanto gastaria comprando bilhetes individuais de trem e comparar com o valor do Swiss Travel Pass. Dá um pouco de trabalho sim, mas é a única forma de realmente verificar se na sua viagem vale a pena comprar o passe.
DICA: o Love and Travel tem uma agência de viagens: Previllege Soluções em Viagens, que poderá lhe orientar na escolha dos melhores voos, hotéis e roteiros.
Foto Divulgação - My Switzerland |
1) Pesquisando valores individuais
Para saber os valores individuais de cada rota, basta acessar o site da SBB, colocar as cidades de partida e chegada, escolher o horário e procurar.
O site é bem simples e mostrará várias opções, com conexões ou não. Fique sempre atento as conexões que exigem troca de trem, prefira os trens diretos. Escolha bilhetes de segunda classe, pois são mais baratos.
Na página seguinte observe que há um campo de desconto, porém só é aplicável para residentes.
2) Comparando bilhetes e passe
Rota montada e valores individuais somados, compare com o preço do passe para o tempo da sua viagem e leve em consideração passeios que o Swiss Travel Pass oferece descontos. Se escolheu bilhetes individuais de segunda classe, compare com o passe de segunda classe também.
3) Escolhendo a melhor opção
Feito isso, escolha a melhor opção e pronto. Descubra a Suíça!!! No meu caso escolhi o bilhete de 8 dias consecutivos, que seria o ideal para meu período de estadia no país. Valeu muito a pena, pois fiz diversos deslocamentos e passeios, inclusive de barco e a subida ao Topo da Europa, o Jungfraujoch.
Leve em consideração a comodidade de chegar na estação de trem e embarcar sem precisar perder tempo em comprar bilhete.
Swiss Travel Pass Vale a Pena??
Swiss Travel Pass Vale a Pena??
Resumindo, não compensa o Swiss Travel Pass:
- Se for ficar menos de 3 dias na Suíça;
- Se não for fazer muitos passeios ou viagem com trem panorâmico;
- Se não for fazer bate e volta para cidades vizinhas de onde estiver hospedado.
Compensa o Swiss Travel Pass:
- Se ficar mais de 4 dias na Suíça
- Se fizer deslocamentos para cidades vizinhas
- Se quiser passear de barco, de trem panorâmico ou alguma atração que o passe oferece desconto
Onde comprar o Swiss Travel Pass?
O Swiss Travel Pass pode ser adquirido nas lojas SBB-CFF-FFS nas principais estações de trem, no próprio aeroporto de chegada ou pelo site.
Se quiser saber como é viajar pela Suíça com o Swiss Travel Pass, acesso o post completo
➜ Saiba como montar um roteiro pela Suíça no post completo com várias dicas.
Para mais informações sobre a Suíça, acesso o Post Índice
APOIO
* O Blog Love and Travel passeou pela Suíça com o apoio do órgão de turismo: My Switzerland, o qual agradecemos a oportunidade, todavia informo que este post expressa minha sincera opinião sobre os serviços oferecidos. Muitas outras despesas foram custeadas pelo blog.
Gostou do artigo? Uma forma de retribuir é fazer reservas pelos parceiros do blog. Cada vez que uma reserva é feita nos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter e gerar mais conteúdo.
VAI VIAJAR PARA SUÍÇA ???
RESERVE AQUI
RESERVE AQUI
Reserve sua viagem para Suíça nos links abaixo ou terceirize seu stress e solicite um orçamento ao nosso serviço de Travel Design. Click aqui e deixe seu recado.
⇒ Encontre seu Hotel nos melhores sites de busca: Booking.
⇒ Compare tarifas para alugar carro na: RentCars
⇒ Evite aborrecimentos, faça um seguro viagem na: Seguros Promo
⇒ Fique conectado em suas viagens com os chip da EasySim4U
⇒ Compre ingressos online no GetYourGuide e esqueça das filas !!!
Muito útil e interessante o seu post! Estivemos na Suiça em Dezembro mas só em Basileia. Ficou a vontade de regressar para conhecer mais e este pass parece uma ótima opção!
ResponderExcluirOla Janete,
ExcluirA Suíça deixa saudades não é!!! Tambe´m quero voltar e conhecer outros lugares e esse passe realmente ajuda demais o turista.
Bjinhos
Thais
Não conhecia esse passe. Valeu pela dica muito bem detalhada e esclarecedora!
ResponderExcluirOla Fabiane,
ExcluirEsse passe é muito bom e nos traz economia :)
Obrigada pela visita.
Bjinhos
Thais
Não sabia da existência desse Swiss Pass, parece ser ótimo mesmo! Na minha próxima viagem para lá, vou usar! :)
ResponderExcluirOLa Luli,
ExcluirEsse passe é uma mão na roda.
bjinhos
Thais
esses tickets valem a pena quando colocados os gastos na ponta do lápis. algumas vezes a economia é astronomica, outras, paga-se mais caro!
ResponderExcluirOla Ana,
ExcluirSim temos que fazer una cálculos. Para viagens sem deslocamentos não vale a pena, Mas se for conhecer vários lugares e fazer passeios a economia é muito grande. Vale apena
Bjinhos
Thais
Adoro posts detalhados e bem explicados como esse. Assim que conseguimos informação de qualidade e acertar na hora de planejar a tão sonhada viagem para o exterior! Obrigada!
ResponderExcluirOla Victoria,
ExcluirFico muito feliz em poder passar a informação detalhada e em poder ajudar outros viajantes.
Obrigada pela visita.
bjinhos
Thais
Nossa, a Suiça é maravilhosa demais né? Nunca havia ouvido falar sobre esse Swiss pass, gostei de ler os prós e contras :)
ResponderExcluirOla Camila,
ExcluirTanta gente não conhece o passe e perde de economizar nas viagens. Por isso adoro compartilhar minhas experiências.
Bjinhos
Thais
Só 4 dias na Suíça é mesmo muito pouco, a não ser que se pretenda voltar outras vezes. Melhor esperar mais, juntar dinheirinho e então ir. Suas dicas com certeza vão ajudar o planejamento, obrigada. Salvei na minha pasta do Pinterest pra quando eu for #queromuito
ResponderExcluirOla Marcia
ExcluirCom certeza 4 dias é muito pouco. A Suíça merece 1 mês....rsrsrss
Obrigada pela visita.
Bjinhos
Thais
Menina, tô exatamente planejando a viagem para a Suíça e quebrando a cabeça para concluir o que é melhor. Seu post me deu uma luz!
ResponderExcluirOLa Anna,
ExcluirFico feliz em poder ajudar.
Bjinhos
Thais
A Suiça é um país fantástico que adorei visitar.... Deu saudades ao ler este texto e ver as fotos. Na altura andei de autocarro e comboio, mas não pesquisei nada sobre o Swiss Pass!
ResponderExcluir