Passear pelo Vale do Loire e principalmente pelo Château Royal Amboise, localizado a uma hora de Paris, é encontrar a essência da França e a história de reinados e artistas italianos. Venha conhecer um dos Castelos do Vale do Loire e deixe-se encantar.
Château Royal Amboise,
a expressão de luxo "à la française"
Epicentro do poder da realeza no período renascentista, em Amboise residiram e se hospedaram todos os reis das dinastias Valois e Bourbon.
Palácio símbolo da história da França, foi na Renascença que a Coroa Francesa transformou o castelo em um palácio real, refletindo um período importante da história, em que conviviam diversas tendências e estilos provenientes de Flandres e da Itália. Nesse período, a convite de monarcas franceses, artistas italianos influenciaram a estética francesa, criando um estilo original conhecido como "A primeira renascença francesa".
O Castelo de Amboise ilustra perfeitamente a evolução arquitetônica do estilo gótico para o novo estilo da Renascença francesa.
➜ Encontre os melhores hotéis em AMBOISE com a facilidade de cancelamento gratuito.
História de um dos Castelos do Vale do Loire
Amboise foi a principal cidadela dos Turones (celtas) ocupada desde o período neolítico. As principais fortificações foram construídas sobre rochas e a confluência entre os rio Loire e Amasse conferiam a região uma posição estratégica.
A primeira fortificação do castelo data do século IV e passou por diversas disputas ao longo dos séculos. Foi Charles VIII que trouxe a influência italiana ao Castelo de Amboise com um projeto de jardim inspirado em vilas italianas. Um dos artista mais conhecidos que fez parte da história de Amboise é Leonardo da Vinci, amigo íntimo do Rei François I, que reinou de 1515 a 1547.
A Visita
A visita começa pelo terraço do Castelo, que lhe proporcionará uma linda visa do Vale do Loire. Aproveite para contemplar a Capela São Humberto, monumento dedicado ao padroeiro dos caçadores em estilo gótico. Abriga a sepultura de Leonardo da Vinci que morreu em Amboise em 2 de maio de 1519.
Curiosidade: Em abril de 1519 Leonardo da Vinci ditou em testamento que desejava ser enterrado na Igreja Saint-Floretin de Amboise, seu desejo foi cumprido e um busto indicava o local exata da sepultura. Em 1810 a igreja foi demolida. Em 1863 trabalhos de explorações arqueológicas resultaram na descoberto de um esqueleto próximo a uma pedra sepulcral com fragmentos do nome do artista. Foi confirmado a autenticidade dos restos mortais de Da Vinci cuja ossada foi transferida para Capela São Humberto em 1871.
Da Vinci chegou em Amboise em 1516 e foi acolhido no Chateau Clós Luce e fazia parte do circulo íntimo do Rei François I. Na sua bagagem da Itália, trouxe a famosa Monalisa que permaneceu no Castelo em que vivia.
Continuando a visita, seguimos para os aposentos reais que totaliza cerca de 220 cômodos cuja construção foi ampliada no reinado de François I.
Passamos pela Sala da Guarda; Galeria da Guarda; Sala da Guarda Nobre, onde era controlado o acesso à escada que levava aos aposentos do Rei; Sala do Tamborileiros (quarto de vestir do Rei); Sala do Conselho; Sala da Escanção (local de refeições) e aposentos reais de várias gerações.
A partir do reinado de Henri III (1574 a 1589), os monarcas permaneciam cada vez menos em Amboise, deixando o Vale do Loire no reinado de Henri IV, transferindo-se para a região de Île de France.
Após a visita ao castelo, desfrute dos Jardins e terraços: Terraço de Nápoles, Jardins paisagísticos e sinta a essência do local.
Conhece o serviço de locação de veículos da RentCars? Compara os melhores preços em mais de 100 locadoras de veículo e o viajante paga em Reais, sem IOF.
BRASIL e AMBOISE
Curiosidade: O salão de música contem relíquias da família Orléans e inclusive um retrato da princesa brasileira Françoise de Bragança (1824 a 1898), filha de D. Pedro I que casou-se com
Francisco Fernando de Orléans.
Foto a direita da Princesa brasileira |
Francisco Fernando de Orléans, Prícipe de Joinville (1818/1900): Nascido em 1818, François d'Orléans é o sétimo filho de Louis-Philippe d'Orléans (1773 / 1850), futuro Louis-Philippe I e Marie-Amélie de Bourbon (1782-1866), princesa dos dois -Siciles.
Françoise de Bragança, Princesa do Brasil, Princesa de Joinville (1824 - 1898): Françoise de Bragance, nascida em 1824, é filha de Pedro I (1798/1834), imperador do Brasil e Marie Leopoldine da Áustria (1797-1826). Ela também é a irmã de Maria II (1819 / 1853), Rainha de Portugal e Pedro II (1825/1891), Imperador do Brasil.
Dentre todos os Castelos do Vale do Loire que visitei, este foi o que mais me impressionou, pois guarda muita história do Reinado na França.
Horário
Aberto Diariamente
Aberto Diariamente
Ticket: a entrada custa €11,70. Com áudio guia €15,70
Para mais informações acesse site oficial Chateau de Amboise.
APOIO
* O Blog Love and Travel passeou pelo Vale do Loire com o apoio da Château Royal Amboise, o qual agradecemos a oportunidade, todavia muitas outras despesas foram custeadas pelo blog. Informo que este post expressa minha sincera opinião sobre os serviços oferecidos
Gostou do artigo? Uma forma de retribuir é fazer reservas pelos parceiros do blog. Cada vez que uma reserva é feita nos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter e gerar mais conteúdo.
VAI VIAJAR ??? RESERVE AQUI
Reserve sua viagem nos links abaixo ou terceirize seu stress e solicite um orçamento ao nosso serviço de Travel Design. Click aqui e deixe seu recado.
⇒ Encontre seu Hotel nos melhores sites de busca: Booking, Hotéis.com, Expedia.
⇒ Compare tarifas para alugar carro na: RentCars
⇒ Evite aborrecimentos, faça um seguro viagem na: Mondial Travel ou Real Seguros.
⇒ Fique conectado em suas viagens com os chip da EasySim4U
Ahhh que sonho! Morro de vontade de fazer esse passeio, sou apaixonada por esses castelos! ❤️ Adorei o relato!
ResponderExcluirEu fiquei hospedada em Amboise a poucos metros desse castelo. É realmente fantástico e a cidade é uma delícia
ResponderExcluirOla Adriana,
ExcluirAmei Amboise, umas das cidades mais lindas do Vale do Loire
bjinhos
Thais
um passeio de encher os olhos, visitar esses castelos na França deve ser uma viagem ao passado, além é claro de ver como a realeza vivia, as vistas de todos os lugares são fantásticas!
ResponderExcluirGosto imensamente desse tipo de passeio. Este castelo além de bonito me chama a atenção pela história de Da Vinci. Quando for a França gostarei de conhecê-lo, com certeza. :)
ResponderExcluirimagina que louco a pessoa que descobriu a ossada e depois quem era a pessoa, nada menos do que um dos maiores gênios do mundo!! adoorei esse lugar, muito bonito!
ResponderExcluirOLa Angela,
ExcluirImagina só vocês descobrir a ossada de Da Vinci...surreal ne!!!
Lugar divino e cheio de história.
bjinhos
Thais