Chamonix está aos pés do majestoso Mont Blanc, a maior montanha da Europa e um dos lugares mais incríveis do mundo com neve em seu pico 365 dias no ano. Uma cidadezinha de beleza incomparável e charme único nos Alpes Franceses.
Vamos falar da França. O País dos dermocosméticos, de
Gabrielle Bonheur Chanel - leia-se Coco Chanel, dos lindos Castelos do Vale do Loire, dos Vinhos de Borgonha, do Champagne e do Perfume. A França é encantadora, charmosa e atrai não somente casais apaixonados como famílias entusiasmadas em conhecer um país com tantos atrativos diferentes.
Das falésias da Normandia à vegetação mediterrânea de Provence passando pelos vinhedos da Alsácia e pelo clima alpino da Saboia e quem sabe uma "esticadinha" para Bora Bora na Polinésia Francesa. Que viagem espetacular a França nos proporciona e dessa vez vou contar um pouquinho do charme Alpino Francês que encontrei na cidade de Chamonix.
Localização
Chamonix (leia-se Chamoni - o "x" final de Chamonix não se pronuncia em francês)
está localizada
aos pés do imponente Mont Blanc e é uma das mais importantes estâncias turísticas de inverno da Europa. É ponto de partida para inúmeros percursos de alpinismo de verão e de esqui de inverno, ou seja, o Playground dos Europeus.
Encontra-se próximo da tríplice fronteira França-Itália-Suíça e está rodeada pelo maciço das Agulhas Vermelhas e pelo maciço do Monte Branco, respectivamente a 2.965m e 4.810m.
Como Chegar
O aeroporto mais perto é o de Genebra na Suíça que fica a 80km e oferece serviços regulares de transporte através de ônibus, vans ou táxis. Eu contratei o serviço da Prestige Tours uma empresa Suíça baseada em Montreux. Mas infelizmente eles não fazem esse transporte e fizeram apenas para o site e mostrar os serviços realizados na Suíça. Confira neste post tudo sobre a Prestige Tours.
Formas de chegar em Chamonix:
- De ônibus pela empresa SAT
- De trem pela
SNCF railway
- De carro:
A partir da França: Acessível diretamente via o Auto estrada Blanche (A40), que se conecta à rede de auto-estradas europeias.
A partir da Suíça: Auto-estrada para
Martigny, Col de la Forclaz, Col des Montets.
A partir da Itália: 15km da fronteira através do túnel do Mont-Blanc. Informações sobre o túnel do Mont-Blanc
Sobre Chamonix
Pertencente a França desde 1860, Chamonix Mont Blanc tem com Saint-Gervais-les-Bains o recorde da comuna com a maior altitude de França e da Europa Ocidental. Sua espetacular montanha, com 4810 metros de altitude que fica bem na divisa entre a França, Suíça e Itália é considerada a mais alta da Europa.
Mas não pense que Chamonix é sinônimo de frio e neve, pois suas atrações vão muito além dos esportes típicos de inverno. É uma cidade charmosa, com boa gastronomia e muitas atividades para o verão. Além de ser uma excelente opção para incluir num roteiro pela Suíça, pois está a poucos quilômetros do Aeroporto de Genebra.
A consagração de Chamonix como cidade de inverno aconteceu em 1924, com a organização dos primeiros dos Jogos Olímpicos de Inverno. Desde então seu desenvolvimento sofre grande influência do turismo e seu crescimento tem sido testemunha de diferentes períodos e tendências arquitetônicas. Esta singularidade dá a cidade um patrimônio rico e diversificado, entre tradição e modernidade.
Passeando pela cidade você descobrirá igrejas ou capelas protestantes com vários séculos de antiguidade, hotéis e palácios da "belle époque", "art deco", tradicionais fazendas e chalés espetaculares contrastando com construções modernas, que lhe remete a um ambiente de resort de montanha.
Logicamente, o clima se assemelha a um clima de montanha. As estações de inverno são frias e nevadas, contrastando com um verão agradável no geral, com temperaturas que chegam regularmente a 30° C.
Minha viagem aconteceu no início do inverno e a temperatura média foi de -5 graus na cidade. Por isso abuse das roupas térmicas e casacos apropriados para neve. Se quiser mais informações de como se vestir para um destino frio, fiz um post completinho com muitas dicas práticas.
Como viajei em dezembro a cidade estava decorada com temas natalinos e pude conhecer o lindo mercado de natal, com barraquinhas de comidas típicas, além do famoso vinho quente, que é completamente diferente do nosso (vinho bom e sem adição de açucar). Simplesmente uma delícia!!!
Quer ficar Conectado durante a sua viagem? Os Chips da EasySim4U tem cobertura em 140 países. Adquira já o seu!
O que fazer
1)
Aiguille du Midi
A atração mais popular e conhecida com certeza é o teleférico mais alto do mundo que liga a cidade com a Aiguille du Midi a 3777 m, oferecendo uma vista de 360 ° de todos os alpes franceses, suíços e italianos. Usando o elevador, o visitante poderá subir até o cume, a 3.842 m e descobrir uma vista inesquecível sobre o Mont Blanc. Um dos passeios mais lindos que fiz.
2)
Mer de Glace
Outra atração imperdível começa a bordo de um trem de cremalheira para
Montenvers. São apenas 20 minutos que separam o visitante do Mer de Glace, o maior glaciar da França. O passeio é interessantíssimo. Ao desembarcar do trem, o turista será levado por um teleférico até a base da escadaria para descer na geleira.
A descida a quase 2.000mil metros de altitude é normal, mesmo com as impressionantes plaquinhas indicando onde a geleira estava no ano xxx. Lá embaixo o vistante entrará literalmente na geleira, que são escavadas e modificadas regularmente, devido a movimentação. Após o passeio o complicado será subir mais de 400 degraus. Bom fôlego!!!!
3) Ski
Para quem gosta de esquiar Chamonix dispõe de 5 áreas distintas, todas com excelente estrutura de skilifts e pistas para todos os níveis de ski & snowboard, são elas: Le Brevent, Le Flégère, Grands Montets, Les Houches e Le Tour/Balme. A área mais conhecida e utilizada pelos turistas para ski & snowboard é Le Brevent, que está no centro de Chamonix, acessível a pé desde a maioria dos hotéis.
4) Lagos de montanha
Lagos de montanhas também são atrações para os amantes da natureza e não é necessário ser um grande Walker para sair e descobrir os mais belos lagos da região.
O maciço do Mont Blanc tem numerosos lagos entre 2.000 e 2.500 metros de altitude, excelentes para caminhadas.
Se a ideia não for esquiar 3 a 4 noites em Chamonix são suficientes para explorar a cidade e suas atrações.
Onde se hospedar
Chamonix tem hospedagem para todos os gostos e bolsos. E tudo vai depender da estação do ano escolhida. Logicamente na temporada de inverno os preços são mais caros. Eu fui no inverno, em dezembro, bem na semana da abertura da temporada. Os preços ainda não estavam exorbitantes.
Geralmente os hotéis centrais são os mais caros e um hotel simples de 2 estrelas poderá ser o mesmo preço de um 4 estrela mais afastado. Tudo vai depender da sua escolha e do seu bolso.
Minha escolha foi um hotel bem centralizado e de fácil acesso a pé a cidade, pois estávamos sem carro. Ficamos no Mercure Centre,
que oferece acomodações modernas e acochegantes, além de estar a 5 minutos a pé do teleférico que liga às montanhas de Aiguille du Midi.
Foto divulgação: Booking |
Outras opções bem bacana que analisei foram:
Hôtel l'Héliopic: localizado na frente do
Aiguille du Midi, oferece um spa de 500 m², com banho turco, caverna de gelo, piscina coberta e sauna.
Além disso, a propriedade oferece tratamentos de beleza por um custo extra, área de relaxamento com lareira e bicicletas para você explorar os arredores.
Foto divulgação: Booking |
Hôtel Le Refuge des Aiglons:
Este hotel contemporâneo é conveniente, confortável e você mergulha em um universo em cabanas de montanha com sua nova renovação de quartos.
A propriedade dispõe de piscina ao ar livre aquecida a 28ºC, academia e centro de bem-estar com saunas seca e a vapor, massagens e tratamentos de beleza.
Foto divulgação: Booking |
Hotel Mont-Blanc:
Situado em um jardim no centro de Chamoniz, o Hotel Mont-Blanc oferece acomodações luxuosas e elegantes. A propriedade dispõe de vista das montanhas, restaurante no local, bar e um spa com piscina aquecida e banheira de hidromassagem ao ar livre.
Hameau Albert 1er: um luxuoso hotel Boutique que leva a Marca Relais Chateaux. Oferece um serviço de translado gratuito para as pistas de esqui, e dispõe de piscinas coberta e ao ar livre, um spa e centro de bem-estar.
Foto divulgação: Booking |
———-> Encontre os melhores hotéis em CHAMONIX com a facilidade de cancelamento gratuito.
Onde comer
A gastronomia e Chamonix é espetacular, vários restaurantes, bares e cafés um mais charmoso que o outro, inclusive alguns estrelados Michelin. Não perca a oportunidade de provar o founde e a raclette.
Para quem não dispensa restaurantes requintados os mais conhecidos são
L’Atmosphere, La Caleche e
La Télécabine , todos no centro a cidade.
Mas são muitas opções para todos os bolsos. Caminhe pela cidade e ruas principais, escolha o que melhor lhe agrada e boa apetite!!! E lembre-se, tudo fecha cedo na cidade. Portanto planeja jantar no máximo 20h.
Para mais informações acesse aqui.
Gostou do artigo? Uma forma de retribuir é fazer reservas pelos parceiros do blog. Cada vez que uma reserva é feita nos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter e gerar mais conteúdo.
VAI VIAJAR ??? RESERVE AQUI
Reserve sua viagem nos links abaixo ou terceirize seu stress e solicite um orçamento ao nosso serviço de Travel Design. Click aqui e deixe seu recado.
⇒ Encontre seu Hotel nos melhores sites de busca: Booking, Hotéis.com, Expedia.
⇒ Compare tarifas para alugar carro na: RentCars
⇒ Evite aborrecimentos, faça um seguro viagem na: Mondial Travel ou Real Seguros.
⇒ Fique conectado em suas viagens com os chip da EasySim4U
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita e se quiser deixe um comentário.