Localizada no Alentejo, a 125km de Lisboa, a charmosa e tranquila Évora é encantadora. Como não se apaixonar por uma cidade com tanta riqueza histórica e cultural cravada em monumentos lindíssimos e no clima descontraído que paira no ar. É um destino a ser colocado no roteiro de todos que visitam Portugal.
Sua história remonta mais de 5 milênios e na região há monumentos megalíticos (vestígios pré-históricos) que são construções monumentais com base em grandes blocos de pedras rudes. O Cromeleque dos Almendres é o maior conjunto de menires estruturados da Península Ibérica e um dos mais importantes da Europa. Encontra-se a cerca de 13 quilômetros da cidade de Évora.
A cidade já foi importante centro do Período Romano e um dos vestígio mais significativos que sobreviveu ao longo dos anos é o Templo de Diana ou Templo Romano, o que evidencia a ocupação pelo Romanos. Muitas conquistas, períodos e ocupações fizerem de Évora um lugar riquíssimo a ser explorado.
A cidade já foi importante centro do Período Romano e um dos vestígio mais significativos que sobreviveu ao longo dos anos é o Templo de Diana ou Templo Romano, o que evidencia a ocupação pelo Romanos. Muitas conquistas, períodos e ocupações fizerem de Évora um lugar riquíssimo a ser explorado.
Outra evidência da riqueza cultural é a muralha que cerca o centro histórico de Évora que conserva relíquias e preciosidades, fruto da conquista árabe, a reconquista cristã e das disputas com Espanha.
O seu centro histórico bem preservado é um dos mais ricos em monumentos do país, sendo considerada Cidade-Museu e declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO.
Teve sua época dourada no século XVI quando foi residencia dos Reis de Portugal e destaca-se pela arquitetura de casas brancas com faixas amarelas, azulejos e varandas.
Mas Évora vai muito além dos
vestígios do passado, a gastronomia do Alentejo é das mais ricas de Portugal. Outra razão para passear pelas planícies alentejanas é o vinho. É nessa região que está localizada a famosa Adega Cartuxa.
Já te convenci a embarcar nessa viagem pelas terra lusitanas? Então vamos a listinha das principais atrações de Évora:
1) Templo Romano: simbolo da presença Romana no território português é um dos monumentos romanos mais importantes de Portugal.
De estilo coríntio, o templo romano foi construído no início do século I, d.C., e fica situado no centro histórico,
no ponto mais alto da cidade
da cidade.
Passeio de charrete no Centro histórico |
Praça em frente ao Templo. Opção de descanso |
Quer ficar Conectado durante a sua viagem? Os Chips da EasySim4U tem cobertura em 140 países. Adquira já o seu!
2) Sé Catedral: construída entre os séculos XIII e XIV em estilo gótico, é uma das catedrais medievais mais importantes do país, com plano inspirado na Sé de Lisboa românica.
Toda em granito, é marcada pela transição do estilo românico para o estilo gótico.
3) Igreja de São Francisco: foi reconstruída a partir do reinado de D. João II e terminada na época de D. Manuel. Sua arquitetura e decoração mistura os estilos gótico, mudéjar e manuelino. A nave única, coberta por uma imensa abóbada de pedra, é uma obra-prima da arquitetura gótica portuguesa. A Igreja de São Francisco está profundamente ligada aos acontecimentos que marcaram o período da expansão marítima. É onde está construída a Capela dos Ossos.
Quer dicas de hospedagem em Évora??? Para um opção luxuosa dentro da Muralha e no Centro Histórico a dica é M'AR De AR AQUEDUTO para uma opção tranquila e charmosa a dica é Ecorkhotel - Évora, Suites & SPA.
M´ar de Ar Aqueduto |
Ecorkhotel |
Tem Review completo dos dois hotéis no site. Acesse Mar de Ar Aqueduto e Ecorkhotel.
4) Capela dos Ossos: situada na Igreja de São Francisco, foi construída no século XVIII e é inteiramente forrada com ossos humanos. O Objetivo era transmitir
a mensagem da transitoriedade e fragilidade da vida humana. Na entrada está escrita a frase "Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos".
5) Praça do Giraldo:
é a praça central da cidade e todos os caminhos levam a praça. É onde está localizada a fonte em estilo barroco. Outra importante construção ao arredor da Praça do Giraldo é a Igreja de Santo Antão.
6) Muralhas de Évora: Uma das mais belas preciosidades da cidade.
No seu conjunto é constituída pelas torres e panos de muralha que marcam os limites da cidade medieval. São duas linhas de muralhas que correspondem a diferentes períodos de tempo.
A primeira muralha, conhecida por cerca-velha, é de construção romano-medieval, a segunda muralha, conhecida por cerca-nova, é de construção medieval, do século XVI, apresentando uma grande variedade de estilos, marcados por várias alterações e restauros em diferentes épocas por diferentes povos, como os Romanos, os Visigodos, os Mouros e os Portugueses Medievais.
Infelizmente não tenho fotos da Muralha.
Infelizmente não tenho fotos da Muralha.
7) Adega Cartuxa: é um dos principais ativos da Fundação Eugénio de Almeida. O Enoturismo Cartuxa encontra-se instalado na antiga casa de repouso dos Jesuítas (Companhia de Jesus) e
é hoje um dos centros de estágio dos vinhos produzidos.
A insígnia traduz a identidade dos vinhos Vinea, EA, Foral de Évora, Cartuxa, Scala Coeli e do mítico Pêra-Manca, bem como dos azeites Álamos, EA e Cartuxa. Se quiser saber mais sobre a visita a Adega, acesso o post completo da matéria.
8) Gastronomia tradicional: as bases da cozinha alentejana são porco, borrego e o pão. Muito comum são as famosas sopas de pão sempre acompanhados de queijo curado e muito azeite. Mas os peixes também são tradicionais e deliciosos. Não sou muito fã de bacalhau, mas para quem gosta são espetaculares. Se prefere um peixe mais suave a dica é o Robalo.
9) Artesanato local: há muitas lojas que vende tudo o que imaginar feito de cortiça que é a matéria-prima da região, afinal
Portugal é o maior produtor mundial de cortiça e grande parte desta vem dos sobreiros e azinheiras do Alentejo. As mantas alentejanas, feitas com fios de lã de ovelha branca e negra e os famosos Tapetes de Arraiolos também são características da região.
10)
Jardim Público e Palácio D. Manuel: o Palácio fica no interior do Jardim Público de Évora, um espaço verde tranquilo e com bancos espalhados.
A família real passou grandes temporadas no Palácio de D. Manuel. Um lugar belíssimo para descansar e uma tarde ensolarada. Também não tirei foto do jardim.
E para completar a visita, a região tem muitas cidades lindas para serem exploradas. São Castelos, igrejas, natureza, cultura, gastronomia e vinhos que vão fazer o turista se apaixonar pelo Alentejo.
Gostou do artigo? Uma forma de retribuir é fazer reservas pelos parceiros do blog. Cada vez que uma reserva é feita nos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter e gerar mais conteúdo.
VAI VIAJAR ??? RESERVE AQUI
Reserve sua viagem nos links abaixo ou terceirize seu stress e solicite um orçamento ao nosso serviço de Travel Design. Click aqui e deixe seu recado.
⇒ Encontre seu Hotel nos melhores sites de busca: Booking, Hotéis.com, Expedia.
⇒ Compare tarifas para alugar carro na: RentCars
⇒ Evite aborrecimentos, faça um seguro viagem na: Mondial Travel ou Real Seguros.
⇒ Fique conectado em suas viagens com os chip da EasySim4U
Ah Portugal e suas joias lindas! Adoro as cidades antigas de lá e amei demais as dicas deste post.
ResponderExcluirQue passeio gostoso. Uma volta ao tempo no melhor estilo. E lindo o seu macacão, adorei!
ResponderExcluirAMEI as dicas! E tudo parece muito lindo! Adorei! Parabéns pelo post! E nossa, que que essa Capela dos Ossos.. Que coisa sinistra kkk..
ResponderExcluira cidade é realmente muito fofa, quero viajar por Portugal e com certeza quero incluir Évora!
ResponderExcluirJá tinha vontade de conhecer Évora apenas por sua capela de ossos. Mas vejo que ela é muito mais do que isso! Muitas coisas bacanas para ver, e a cidade é uma graça! Obrigada por compartilhar!
ResponderExcluirbjs
Nossa, muito linda mesmo! Adoro cidades com esse climinha <3 Quero muito conhecer Portugal!
ResponderExcluirÉvora é mesmo uma graça não é?! Passei um par de dias na cidade e guardo as melhores lembranças. Você tem razão: é uma cidade que merece entrar no roteiro de quem visita Portugal! :)
ResponderExcluirPortugal tem me encantado muito nesses últimos tempos! A cada relato ou roteiro que leio me dá mais vontade de visitar esse país lindo!
ResponderExcluirÉvora é realmente uma cidade maravilhosa para visitar, a Capela de Ossos é algo ao mesmo tempo assustador e magnifíco - Edson
ResponderExcluirAdorei o post! Quantas dicas legais! Achei muito curiosa a Capela dos Ossos! Não deviam ter cemitérios na época em que foi construída né? Sabe dessa informação, de como arrumaram tantos ossos?
ResponderExcluirE confesso que achei meio macabra a frase "Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos" hahaha