Atualização: Matéria atualizada em Junho de 2021.
Atualização: Matéria atualizada em Junho de 2021.
Monte Titlis é a única geleira da região de Lucerna e é sinônimo de diversão na neve durante o ano todo. Nessa matéria, saiba como conhecer o Monte Tilis na Suíça.
Logo que pensamos em conhecer a Suíça imaginamos os Alpes, muito chocolate e passeios de trem correto? Exatamente. E dentre tanta coisa para conhecer é difícil escolher o que fazer, por isso optei por visitar as atrações famosas e as nem tanto.
O Monte Titlis, não tão conhecido como o Jungfrau, me proporcionou sensações inexplicáveis. Imagine aquele montanhista que chega ao topo da montanha e senta em êxtase para admirar tamanha beleza, pois é, nunca serei montanhista e agradeço a engenharia criada pelo homem, só assim consegui sentir e apreciar o que somente escaladores profissionais conseguiram por muito tempo. Pelo menos no caso dessa montanha.
Localização/ Como Chegar em Titlis
Localizado em Engelberg, uma cidade 35km distante de Lucerna é de fácil acesso por trem ou carro.
Minha escolha foi o trem com o Swiss Travel Pass e o tempo de deslocamento foi de 45min. No site da SBB você poderia verificar os horários do trem para programar o passeio.
Para quem vai de carro coloque no GPS o endereço TITLIS Cableway station: Gerschnistrasse 12, 6390 Engelberg. E se for inverno, não se esqueça de usar pneus adequados.
Conhece o serviço de locação de veículos da RentCars? Compara os melhores preços em mais de 100 locadoras de veículo e o viajante paga em Reais, sem IOF.
Assim que chegar na estação de Engelberg, compre o ingresso do Titlis. Lembre-se que o portador do Swiss Travel Pass tem 50% de desconto. Confesso que o bilhete não é nada barato, ainda mais em tempos que o real está desvalorizado, mas vale cada centavo de franco.
Ticket: CHF 92 sem desconto na data da minha viagem (Dez/2016).
➜ Saiba tudo sobre o Swiss Travel Pass, um passe de trem que permite transporte ilimitado dentro de toda a Suíça mais outros benefícios como descontos em museus.
Dica 1: na saída da estação há transporte de ônibus gratuito para o monte Titlis. Procure pela placa abaixo.
Dica 2: Faça o passeio logo pela manhã, de preferência no primeiro horário as 8h30min, assim evitará fila e enchente de turistas.
Dica 3: Monte a base de hospedagem e Lucerna. Acesse o post sobre Lucerna e descubra uma excelente opção de hospedagem.
Chegando na estação, com seu passe já comprado, siga em direção ao teleférico de oito lugares TITLIS Xpress que te levará a estação intermediária Stand. A subida continua a bordo do bondinho giratório TITLIS ROTAIR para a estação final há 3.020 metros acima do nível do mar.
O que visitar no Monte Titlis
Titlis é sinônimo de diversão na neve durante o ano todo. É a única geleira da região e embora haja muitas atrações aos visitantes, uma manhã é suficiente para conhecer a montanha, se não for praticar nenhuma atividade.
1) Titlis Rotair
A aventura já começa na segunda parte da subida com o Titlis Rotair, o primeiro teleférico do mundo que gira 360 graus e permite uma visão incrível das montanhas.Foto Divulgação |
2) Área Externa
Ao chegar na estação siga em direção a área externa, fique deslumbrado com a paisagem fantástica que encontrará e aproveite para tirar muitas fotos. Na minha opinião é um passeio que deixa o visitante mais livre, sem ficar preso a estação fechada e alguns pontos limitados externos na neve. A estação, por sua vez, tem uma excelente infra estrutura com lojas e restaurantes.3) Cliff Walk
Após andar e admirar as montanhas siga em direção ao Cliff Walk. Esse literalmente foi o passeio mais sensacional que eu já fiz (por enquanto) na minha vida.
É a Ponte suspensa mais alta da Europa com apenas 1 metro de largura e 100 metros de comprimento. Será que você terá coragem??? No inicio dá um frio na espinha, mas a sensação de euforia é contagiante!!! Passei umas três vezes na ponte de tanto que amei. É simplesmente eletrizante e a paisagem é de tirar o fôlego. Quem tem medo de altura, encare que vale a pena.
Curiosidade: MOMENTO FAMOSA: No meio da ponte cruzei com uma turma de asiáticos (uns 30) que me pararam. No início achei que eles queriam que eu tirasse fotos deles, mas na verdade queriam tirar foto comigo, me senti uma atriz de hollywood, com paparazi, flash e muitas fotos. Fiz algumas stories no Instagram, quem acompanhou a viagem sabe disso, mas infelizmente não salvei os vídeos, então segue algumas fotos dos meus fãs (rsrsrs). Na verdade já li outros blogueiros relatando que em viagens para ásia normalmente pessoas loiras despertam a curiosidade dos locais. Deve ser isso que aconteceu. A diversidade da cultura é fenomenal, não acham?
4) Gruta de Gelo
Após toda essa emoção no topo, siga para a caverna dentro da geleira. A Gruta de Gelo tem 150 metros de comprimento e te leva a 20 metros abaixo da superfície a uma temperatura constante de -1.5 graus Celsius e a uma viagem na história.
5) Área de Esqui
O que não falta é atividade durante o ano todo em Titlis. Para quem gosta de diversão na neve, o Parque Glacial é o lugar certo e funciona durante o verão. No inverno, o Parque de Diversão na Neve Trübsee tem diversas opções para todas as idades. Por exemplo do Natal até março há uma pista de tobogã com 3.500m de comprimento.
A área de esqui de TITLIS possui mais de 80 quilômetros de pistas, para todos os níveis de habilidade.
A pista de descida mais longa da montanha cobre uma área de mais de 12km e altitude de 2.000 metros e a temporada vai de Outubro a Maio.
Quanto estive no Titlis, no mês de dezembro, o Ice Flyer estava fechado. É um teleférico que te leva a um passeio nas montanhas e a algumas pistas de esqui.
Foto divulgação |
Para os aventureiros há opções de caminhada, uma delas é a caminhada Stotzig Egg.
A partir da estação do teleférico Titlis Rotair, com uma pequena caminhada sobre a neve branca e fofa é possível chegar o mirante Stotzig Egg. Deste ponto é possível observar os picos nevados próximos e distantes que compõem os Alpes Suiços central.
No verão, os praticantes de trilhas e amantes de atividades ao ar livre vão se deliciar com atividades como ciclismo, escalada, caminhadas e até remo. O Monte Titlis é praticamente 1001 utilidades e em qualquer época que o viajante estiver na Suíça poderá conhecer, passear e escolher entre a imensa gama de atividades. Como não se apaixonar!!!!
6) Restaurantes em Titlis
E para quem gosta de experimentar a sensação de comer nas alturas, há opções de restaurantes para quem gosta de um lancinho rápido até pratos elaborados:
1) Na estação do Cume Titlis (3.020 m acima do nivel do mar):
Restaurante Panorâmico,
Self-Service Panorâmico,
Sorveteria Mövenpick,
TITLIS snack bar/petisqueria.
2) Stand (2.450 metros acima do nível do mar)
Cabana de Esqui (aberto diariamente no inverno): Localizado bem abaixo da geleira de TITLIS, a cabana de esqui emana charme e personalidade. Os três fornos de tijolinhos quentes e aconchegantes compõem uma atmosfera adorável e caseira. Durante o inverno, essa cabana aconchegante fica localizada bem no centro da área de esqui.
3) Trübsee (1.800 metros acima do nível do mar)Bar & Lounge Trübsee - aberto diariamente no inverno)
Self-Service Trübsee
Lago Torbido
Vila Iglu
4) Valley Station (1.000 metros acima do nível do mar)
Linha 8
Chalet
Bistrô Spice
5) Golf Stubli(1.000 metros acima do nível do mar)
Aberto diariamente no verão
Para mais informações acesse o site oficial em português.
Como não amar ficar sobre as montanhas e admirar paisagens gélidas, branquinhas de neve e se sentir mais perto do Divino e agradecer por ter a oportunidade que muita gente só vê em fotos e livros.
Para mais informações sobre a Suíça, acesse o Post Índice
APOIO
* O Blog Love and Travel passeou pela Suíça com o apoio do órgão de turismo: My Switzerland, o qual agradecemos a oportunidade, todavia informo que este post expressa minha sincera opinião sobre os serviços oferecidos. Muitas outras despesas foram custeadas pelo blog.
Gostou do artigo? Uma forma de retribuir é fazer reservas pelos parceiros do blog. Cada vez que uma reserva é feita nos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter e gerar mais conteúdo.
VAI VIAJAR PARA SUÍÇA ??? RESERVE AQUI
Reserve sua viagem para Suíça nos links abaixo ou terceirize seu stress e solicite um orçamento ao nosso serviço de Travel Design. Click aqui e deixe seu recado.
⇒ Encontre seu Hotel nos melhores sites de busca: Booking.
⇒ Compare tarifas para alugar carro na: RentCars
⇒ Evite aborrecimentos, faça um seguro viagem na: Seguros Promo
⇒ Fique conectado em suas viagens com os chip da EasySim4U
⇒ Compre ingressos online no GetYourGuide e esqueça das filas !!
Ai, que sonho!! Sempre quis ir ao Titlis Rotair! Como ainda não fui, me realizei lendo o teu post. E adorei as fotos incríveis. Amo a Suíça!
ResponderExcluirQue lugar incrível é esse, eu gosto muito de lugares com neve, esse é um destino bem interessante!
ResponderExcluirNossa! Que lugar incrível! Fiquei com vontade de conhecer. Quem sabe um dia?! :-)
ResponderExcluirOla Ana,
ExcluirA Suíça é espetacular!!! Tipo tem que ir.
Obrigada pela visita.
Bjinhos
Thais
Olá Tha, se sentir eufórica por subir em uma montanha tão linda, mesmo que por meios mecânicos, não é problema algum, cada um faz do jeito que pode e quer. AS fotos ficaram lindas, e o relato é bem completo, gostei!!!
ResponderExcluirOla Chico.
ExcluirObrigada pelo comentário e pelo incentivo. E Bora conhecer o mundo, né!!!
abraços
Thais
Meu sonho é conhecer um lugar assim e de teleférico hahaha. Adorei seu post e as dicas. Valeu!
ResponderExcluirAdorei as fotos! Imagina o frio que estava lá rsrs Muita vontade de fazer uma viagem dessas. Seu post me inspirou.
ResponderExcluirOla Lulu.
ExcluirRealmente é muito frio, mas com as roupas certas a gente nem sente....
Já que te inspirei, bora viajar???? Se precisar de ajuda passa aqui.
bjinhos
Thais
Tha, eu adorei!! Que vista <3 essa subida de teleférico é maravilhosa e essa ponte <3 Fiquei curiosíssima sobre essa caminhada para o mirador! :)
ResponderExcluirSuíça está no topo da minha listinha e quero muito tentar realizar ainda este ano. Adorei o post, as fotos estão lindas!
ResponderExcluirEu acabei de voltar de 15 dias na Suíça e foi muito difícil escolher o roteiro justamente porque as opções eram inúmeras (apesar do país pequeno) e cada lugar mais lindo que o outro! :)
ResponderExcluirTanto que lugares como esse ficaram para uma próxima visita. Se nas fotos as paisagens já são deslumbrantes, fico só imaginando ao vivo, como não deve ser uma sensação extraordinária! Achei a gruta de gelo interessantíssima! :)
Que lugar incrível! Sou suspeita porque adoro neve e frio <3
ResponderExcluirSuíça esta entre os destinos que mais quero conhecer na Europa!
Essa foto dentro do teleférico para Titlis Rotair, ficou muito linda!
Lugar incrível! Quero muito conhecer! Já favoritei esse post pra usar as dicas no futuro quando for roteirar minha viagem!
ResponderExcluir