Tudo o que você precisa saber sobre o Réveillon em Valparaíso e Viña del mar no Chile, considerado o maior da América latina.
Este post faz parte de uma série de matérias sobre uma a viagem de final de ano pelo Chile e Argentina, que passou pelas cidades de Santiago, Mendoza, Valparaíso e Viña del Mar. No final deste post colocarei os links dos post já publicados.
Passamos 3 dias entre Valparaíso e Viña del Mar no Chile, sendo que decidimos passar o Réveillon em Valparaíso.
Decidir passar o Réveillon em outro país é imergir na sua cultura, sua gastronomia, seus hábitos e costumes. É uma experiência única e muito construtiva.
Roteiro de ViagemPodemos preparar um roteiro personalizado para sua viagem, com reserva do hotel, aéreo, tudo de acordo com o seu perfil. Entre em contato pelo WHATSAPP com minha agência de viagens Previllege.
Como já expliquei neste post, Viña Del Mar e Valparaíso são duas cidades ligadas, não há qualquer divisão ou estrada entre elas.
Viña é o balneário preferido dos Chilenos, mais moderna e bonita do que Valparaíso. Apesar que são belezas diferentes e cada uma tem seu charme.
Viña del Mar |
Viña del Mar |
Valparaíso é uma cidade litorânea bem diferente da vizinha Vinã del Mar. Cidade portuária, então não tem praia, além de existir muitos cerros (morros). A cidade é praticamente vertical com uma arquitetura que te levará ao século passado e toda colorida. Um visual pitoresco que deixa o turista ávido para conhecer cada lugarzinho.
Valparaíso e seus Cerros |
Optamos por hospedagem em Valparaíso que era mais econômica. Ficamos no Ibis, localizado de frente para o porto e perto da praça Sotomayor e centro histórico.
Como sempre digo, Ibis é garantia de bom hotel. Você sabe o que encontrará, não terá surpresas e a tarifa é sempre boa. Acho os quartos um pouco pequenos, mas estão sempre limpos e a cama é ótima.
Este hotel tem ótima funcionalidade: alimentação e transporte. Ao seu lado, está localizado um shopping, com supermercado e praça de alimentação e a estação de metrô é embaixo desse shopping. Seu carro, se alugou, fica guardado na garagem do hotel enquanto você desfruta da cidade. E não se preocupe, pois o metrô te leva a Vinã del Mar.
Faça sua reserva do IBIS pelo Booking, que tem taxa de cancelamento gratuita para a maioria dos quartos.
Mas vamos falar do Réveillon.
Os chilenos tem costumes parecidos com os dos brasileiros para comemorar essa festa. Muito agito e animação até raiar o dia. Mas diferente dos brasileiros, eles não usam branco. Usam roupas coloridas e máscaras e a festa acontece na rua. Parece o carnaval de rua do Rio de Janeiro. Muito divertido e empolgante.
Localizada há um pouco mais de 100km de Santiago, não preciso nem falar que a cidade fica lotada. Mas não se preocupe, pois não fica super lotada como por exemplo Santos/Guarujá (quem é de São Paulo sabe o que estou dizendo) ou Rio de Janeiro. Dá para se locomover e visitar as atrações turísticas tranquilamente.
Uma comparação com o Brasil: Valparaíso e Viña lotadas é igual ao Rio de Janeiro em dias normais. Então é um Réveillon tranquilo.
E digo isso pois voltei para Santiago dia 01/01 e nem trânsito tinha na estrada. Saímos cedo, pois estava preocupada com o voo do meu irmão que era a noite, mas não demorou nem 2 horas de viagem.
Em Valparaíso há muitos cafés, restaurantes e hotéis nos cerros e nessa época do ano se transformam em lugares cobiçados por turista. Afinal desfrutar da queima de fogos do alto de um Cerro e com ceia é tudo que muita gente deseja.
Há quem prefira passar a virada nos Cerros, em restaurantes ou hotéis para fugir da multidão, só que isso terá um custo um pouco alto.
Meu conselho: analise bem o que você gosta, se quer uma festa tranquila, boa comida e longe de multidão ou se prefere festa de rua, com muuuuuuita gente, aglomeração. Vai do seu perfil.
Eu gosto de algo mais privê. Mas as ceias dos cerros eram bem caras. Então, vou te dar um conselho especial:
A cobertura do Ibis, que é de frente para o mar, é liberada para os hóspedes assistirem a queima de fogos. PRONTO: Achei meu local privê e de graça. (OPS: pagando a hospedagem, claro....rsrsrsr). PERFEITO. E se quisesse ainda poderia descer na festa que acontecia embaixo do IBIS, na praça Sotomayor.
Quer localização melhor que esta ??? #ficaadica
➜Não esqueça de fazer sua reserva no IBIS pelo Booking
Em Viña del Mar há alguns decks e restaurante frente mar que fazem a ceia de réveillon. Inclusive há uma festa no Castelo Wulff. Não preciso nem dizer que tudo é muito caro.
SOBRE O RÉVEILLON
O Réveillon de Valparaíso e Vinã del Mar é considerado o maior da América Latina, assim estava escrito na TV chilena e em todos os canais. Não sei se é verdade. Nós brasileiros temos como parâmetro o famoso Réveillon de Copacabana, que também é mundialmente conhecido.
Todavia, nunca passei o Réveillon no Rio de Janeiro, então não posso comparar. Mas que a queima de fogos de Valparaíso é espetacular, isso posso dizer.
Durou exatos 26 minutos e foi incrível. A nossa localização, em uma cobertura de frente para o mar nos proporcionou uma visão da orla de Valparaíso e Viña del Mar incrível.
Amei a experiência, achei lindo. A sincronização dos fogos, vários navios iluminados ao mar, a empolgação de todos. Simplesmente um espetáculo maravilhoso. Não superou a queima de fogos da Disney, afinal.... Disney é Disney..... mas na minha humilde opinião, foi a segunda queima de fogos mais linda que já presenciei. EMOCIONANTE!!!
Após o espetáculo a festa continua até o sol nascer. Bastava descer da cobertura e se juntar ao pessoal da rua.
Então para quem gosta de agito, festa e tudo mais, o Chile é uma ótima opção para festa de final de ano. Santiago também é tradicional no Réveillon e tem várias festas. Os chilenos gostam de comemorar na rua, nas praças e parques.
BADALAÇÃO
Mas se pensa que vai encontrar uma cidade litorânea com badalações a beira mar, está enganado. Mesmo no verão a cidade é relativamente fria. Venta muito e o mar do pacífico é bem gelado. Para quem está acostumado com o sul do Brasil, não sentirá tanta diferença em relação ao mar, mas em relação a temperatura é bem mais baixa.
OBS: Pessoas com roupa no mar |
Eu não consegui ficar a sombra sem uma blusinha. No sol dá para encarar um biquíni.
Mas os chilenos não são como os brasileiros. Nós gostamos de curtir praia, tomar uma cervejinha, fazer uma atividade, nadar. Diferente deles, que ficam de roupa na areia, lendo um livro, praticamente não vi ninguém fazendo algum exercício físico (a não ser corrida no calçadão) e não pode beber na rua (somente em bares).
Então, se quer esse tipo de badalação, o Brasil é o melhor lugar.
Se quiser um roteiro personalizado day-by-day para sua viagem, entre com contato pelo WHATSAPP que vamos ajudar você.
Lembre-se sempre que outros países tem costumes diferentes do nosso. Ou entra de cabeça no desconhecido, ou fica no seu país mesmo. É o que penso.
De qualquer forma. Adoro o Chile, seu povo, sua cultura, sua gastronomia, sua alegria e tudo mais.
Amei o Réveillon em Valparaíso, no Chile.
Se quiser dicas de passeios na região acesso o link abaixo do GetYourGuide e ache o sue preferido.
Se quiser dicas de passeios na região acesso o link abaixo do GetYourGuide e ache o sue preferido.
Dica da Tha Moura
Um bom planejamento faz parte do sucesso da sua viagem e da realização de um sonho. Um profissional consultor de viagens poderá lhe auxiliar na melhor escolha de acordo com o seu perfil. Nós da Previllege Soluções em Viagens em parceria com o Four Seasons Hotel Istanbul At The Bosphorus e operadores brasileiros, oferecemos um serviço exclusivo e único para que sua viagem seja perfeita. Entre em contato por email: contato@previllege.com.br
Entre em contato conosco pelo link do WHATSAPP
Mais informações sobre o Chile nos links abaixo:
Cordilheira dos Andes
Qual a melhor época para visitar Santiago
Litoral chileno - Valparaíso e Viña del mar
Reserve sua viagem nos links abaixo ou terceirize seu stress e solicite um orçamento ao nosso serviço de Travel Design. Click aqui e deixe seu recado.
Qual a melhor época para visitar Santiago
Litoral chileno - Valparaíso e Viña del mar
E você tem alguma história para contar sobre Réveillon em outros países? Deixe seu comentário e inspire outros leitores.
Gostou do artigo? Uma forma de retribuir é fazer reservas pelos parceiros do blog. Cada vez que uma reserva é feita nos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter e gerar mais conteúdo.
VAI VIAJAR ??? RESERVE AQUI
Reserve sua viagem nos links abaixo ou terceirize seu stress e solicite um orçamento ao nosso serviço de Travel Design. Click aqui e deixe seu recado.
⇒ Encontre seu Hotel nos melhores sites de busca: Booking
⇒ Fique conectado em suas viagens com os chip da O Meu Chip
⇒ Compare tarifas para alugar carro na: RentCars
⇒ Evite aborrecimentos, faça um seguro viagem na: Seguros Promo
Valparaíso já é tudo de bom em dias normais, imagino a festança no reveillon! Esse ano não deu, mas talvez ano que vem =)
ResponderExcluirOla Camila, Realmente foi maravilhoso passar o Reveillon no Chile. Nâo perca a oprtunidade ano que vem :)
ExcluirObrigada pela vista.
Bjos
Thais
Thais, deve ser bem legal mesmo o ano novo no litoral do Chile. Estive lá apenas no verão, mas não peguei a queima de fogos. O relato e as fotos ajudam ter ainda mais vontade de voltar e curtir esta festa tão bacana..
ResponderExcluirDan,
ExcluirA queima de fogos é espetacular. Imperdível mesmo.
O Chile é uma delícia né.... eu adoro!!!!
Obrigada pela vista e pelo comentário.
Thais
ola thais,
ResponderExcluirvou pssar ano novo ou em vinha del mar ou valpo. meu hotel ta fechdo em vina del mar.
queria saber de um restaurante bm que tenha uma ceia de ano novo razoavel em conta! sera que existe.
a ceia do hotel restaurante brightn eh em torno de quanto? tu sabes?
Ola Cris, tudo bem?
ExcluirO Reveillon mais famoso e onde tem muta festa é em Valparaíso. Nos morros (cerros) tem diversos restaurantes e hotéis que fazem a ceia.
Em Vina del Mar tem alguns restaurantes beira-mar e inclusive o Castelo Wulf tem ceia.
Lembro que os preços eram bem salgados, mas não sei informar quanto (não lembro), pois optamos por algo mais em conta na época.
Nós estávamos hospedados no IBIS em Valpa, que é de frente para o mar e o Hotel libera a cobertura para os hospedes verem a queima de fogos, então resolvemos comprar champagne, cerveja e aperitivos (queijos, embutidos, patês) e fizemos nossas ceia no hotel mesmo e quando foi 11:30 subimos para ver a virada na cobertura do Hotel. A queima de fogos dura quase 30 min.... é espetacular.
Só sei que se quiser ceia em algum lugar, tem que reservar antes. Aconselho em algum cerro de Valpa, quanto mais alto mais bonita a queima de fogos. Mas tem que ir cedo para lá, pois fica tudo interditado, muita gente na rua. Parece carnaval do Rio de Janeiro. Mas é bem bacana.
Espero que tenha ajudado.
E obrigada pela visita.
Abraços
Thais
Olá Thais, tudo jóia? Eu e minha irmã vamos para Santiago no final do ano e estamos planejando a virada em Viña. Nosso hotel é na praia de Reñaca. Alguma sugestão? Adorei o blog. Beijos
ResponderExcluirOla Ana, tudo bem?
ExcluirA virada em Vinã é uma delícia. Você vai amar a queima de fogos. Renacã é a praia mais badalada de Viña. Tem opções de restaurantes na orla. Mas para a virada, geralmente tem que fazer reserva antecipada nos restaurante que fazem a ceia. O Agito da virada fica em Valparaíso, e a festa acontece na rua. Verifique no seu hotel se oferecem ceia de ano novo, ou se tem terraço para subir e ver a queima de fogos.
Obrigada pela visita e espero que tenha ajudado.
bjinhos
Thais
Obrigada pelas dicas, estou pensando em passar o ano novo no Chile e elas são valiosas para nós leigos. Ótimo trabalho!
ResponderExcluirOla Luciana,
ExcluirQue bom que meu post ajudou. Você vai adorar o Reveillon de Valparaíso, é bem animado. Se tiver qualquer dúvida, é só deixar algum comentário que será um prazer ajudá-la.
Obrigada pela visita
Bjinhos
Thais
Olá Thais!
ResponderExcluirAdorei suas dicas!
Vamos para Santiago no dia 27/12,e queremos passar a Virada em um lugar bem legal!
Estou pensando em alugar um carro e ir para Valparaiso,dormir em um hotel mais em conta,e no dia 1ª voltar para Santiago,pois iremos para Mendoza no dia 2!
Queremos ver a queima de fogos e ceiar,o que vc sugere ?
Queremos um Réveillon inesquecível!
Um beijão
Muito obrigada!
Ola.
ExcluirSantiago é pertinho de Valparaíso. E a ideia de passar o Reveillon lá é bem legal. Foi exatamente o que fiz. Como detalhei no post, também optei por uma hospedagem econômica e fiquei no Ibis:http://www.booking.com/hotel/cl/ibis-valparaiso.html?aid=399729
E vimos a queima de fogos no terraço do hotel. Foi incrível. Dizem que é a maior queima de fogos da América Latina.
Não optei por ceia nos restaurantes, pois era bem caro.
Para a virada, geralmente tem que fazer reserva antecipada nos restaurante que fazem a ceia. O Agito da virada fica em Valparaíso, e a festa acontece na rua. Verifique no seu hotel se oferecem ceia de ano novo, ou se tem terraço para subir e ver a queima de fogos.
Vai para Mendoza de carro? SE for eu fiz esse passeio e contei aqui: http://www.loveandtravel.com.br/2015/01/cordilheira-andes-paso-libertadores-chile-argentina.html
Espero que tenha ajudado :)
Beijinhos
Thais
Olá Thais tdo bem? Irei passar o reveillon em Santiago, agora q li seu post fiquei com uma dúvida cruel...passar em Santiago ou Valparaiso? Vc ficou sabendo se o reveillon em Santiago é bom tbm? Aguardo resposta Natalia bella
ResponderExcluirOla Natalia, tudo bem e vc?
ExcluirEntendo sua dúvida.
Eu na verdade planejei desde o começo o reveillon em Valparaíso, por saber que é considerado o melhor da América Latina e queria praia. Mas fiquei sabendo que o Reveillon de Santiago também é bom. Há restaurantes que fazem ceia e a festa é na rua também. Talvez não tenha a queima de fogos que tem em Valpa, mas deve ser bem bacana também.
Eu adoro Santiago, é uma cidade que já fui 2 vezes e voltaria então acredito que a festa tambémk deve ser boa por lá.
Um detalhe, no dia 01jan nada funciona em Santiago. Sei disso pois voltei de Valpa dia 01 e fiquei em Santiago até dia 05. O dia 01 é morto, quase nem tinha restaurante aberto.
Espero que tenha ajudado.
Obrigada pela visita
bjinhos
Thais
Oi Thaís, amei seu blog! Obrigada pelas dicas, está sendo de grande valia para mim.
ResponderExcluirEu vou para Santiago dia 26/12/16 com meu noivo e queremos passar o reveillón em Valparaíso também.. a questão é a seguinte, vamos alugar um carro no dia 31 e iremos para Vinã/Valpo bem cedinho, de manhã conhecemos Valpa e a tarde conhecemos Viña, depois voltamos para Valpa para esperar a queima de fogos na rua mesmo (muito cara as ceias) e depois da queima voltaremos para Santiago pois meu voo de volta é na manhã do dia 1º
Você acha que isso dá certo? Tenho medo de não achar lugar para deixar o carro, sei lá..
Obrigada!!
Ola Lorena, tudo bem?
ExcluirQue bom que gostou do blog. Fico feliz em poder ajudar as pessoas :)
Vamos as suas dúvidas: achei bem arriscado fazer o que você está planejando.
Primeiro: Valpa e Viña são os lugares mais disputados para se passar o reveillon (tipo a baixada Santista ou o Rio de Janeiro deles). Não sei te dizer como será o trânsito na estrada de Santiago a Valpa na manhã do dia 31, pode ser que seja intenso.
Vamos por partes: Conhecer as duas cidades num dia só e na véspera de reveillon é apertado. A partir das 18h as ruas começam a ficar interditadas e quem quer passar a virada em Valpa já começa a se direcionar para lá. A Grande festa é em Valparaíso, na praça em frente ao Ibis (onde me hospedei), mas a queima de fogos é no litoral todo. Nesse dia talvez encontre muita coisa fechada, mas dá para conhecer a cidade.
Na volta você pretende voltar de madrugada após a virada é isso? Pois o voo é na manhã do dia 01. Arriscadíssimo. Deixa eu explicar: A queima de fogos dura 25min e a festa na rua vai até de manhã. É como Copacabana e varias ruas ficam interditadas, então não sei como vocês conseguiriam sair da cidade e nem que horas.
No meu caso, voltei dia 01 pela manhã, pois meu voo era a noite e foi tranquilo. 9h da manhã é madrugada para eles e a pista tava vazia. Mas já li relatos de pessoas que voltaram na hora do almoço e ficaram 7h na estrada (distancia de 120km entre Santiago e Valpa). De madrugada não sei te dizer, acho que não haverá transito, pois quem faz bate e volta de Santiago geralmente fica até raiar o dia.
Não sei onde estacionará o carro, vai ter que ser longe e fora da zona interditada para poder sair. Talvez se você entrar em contato o turismo de Valparaíso, consiga alguma informação.
Será um aventura e pode dar certo, mas tem que contar com imprevistos e ter precauções para não perder o voo.
Espero que eu tenha ajudado na sua decisão :)
Bjinho e volte sempre
Thais
olá, não existe festa eletrônica no chile? Andei pesquisando e nao vi opções. Pode falar algo a respeito?
ResponderExcluirGrato
Ola,
ExcluirNão sei te dizer sobre festas eletrônicas no Chile, pois eu nunca fui em uma e nunca pesquisei :(
Desculpa não poder ajudar.
Abraços
Thais
Oi Thais, tudo bom?
ResponderExcluirEstou indo esse ano para o Chile no Réveillon. Vou passar a virada em Santiago. Estou indo com algumas amigas e família, então queria um programa mais agitado, mas que a gente pudesse ir depois de 00:00. Você tem alguma dica?
Adorei o blog, parabéns e sucesso!
Muito obrigada,
Victoria.
Ola Victoria, tudo bem?
ExcluirSobre Santiago não tenho recomendação para você. Mas sei que a noite é bem agitada.
Obrigada pela visita e volte sempre.
Bjinhos
Thais
Thais
ResponderExcluirMeu filho tem 7 anos. Vc sabe se é muito complicado para criança? vai toda minha familia para o Reveillon , mas nao se com criança será possivel
Giselle
Ola.
ExcluirVi muitas famílias por lá. Acho que ficar na rua principal de Valparaíso é tumultuado, mas se reservarem um restaurante e chegarem cedo acho bem legal. Vocês vão ficar onde por lá? Valparaíso ou Viña? As vezes o hotel que se hospedará poderá ter ceia. Precisa chegar isso.
SE tiver mais alguma dúvida, não hesite em perguntar :)
Abraços
Thais
Olá Thaís!!
ResponderExcluirAlém do Ibis, você tem mais algum(s) hotéis para indicar? O Ibis já está lotado...
Muito Obrigado!!!
Marco Aurélio
Olá Thaís!!! Bela dicas.... você tem algum outro hotel pra indicar em Valparaiso além do Ibis?? Já está lotado para o Ano Novo...
ResponderExcluirObrigado!!
Marco Aurélio
Ola Marco Aurélio, tudo bem???
ExcluirObrigada pela visita.
Só me hospedei no Ibis em Valparaíso, então só posso falar com propriedade dele. Tem muitos hotéis pela cidade, mas não conheço outro para indicar.
Um bom lugar para pesquisar hotéis é justamente o Booking. Avalio sempre os comentários, vejo as fotos e escolho assim.
Acesse esse link da cidade de Valparaíso: https://www.booking.com/searchresults.html?city=-904020&aid=399729&no_rooms=1&group_adults=1
Os hotéis no Cerros vão te proporcionar uma linda vista da queima de fogos.
Espero ter ajudado.
Abraços
Thais
Thais, você comprou/reservou a noite de reveillon antes? como foi? onde foi?
ResponderExcluirOla Vanessa, tudo bem?
ExcluirComo eu disse no POST: A cobertura do Ibis, que é de frente para o mar, é liberada para os hóspedes assistirem a queima de fogos.
Mas não tem ceia. Se quiser uma festa com ceia terá que reservar em algum restaurante nos Cerros.
Eu comprei vinhos, queijos e embutidos no supermercado e fiquei na cobertura do hotel com outros hóspedes.
bjinhos
Thais
Olá, Thais, tudo bom? Pretendo me hospedar em Algarrobo, no condomínio San Alfonso del Mar, famoso pela maior piscina do mundo, a 130 km de Valparaíso. Saberia dizer se em Valparaíso consegue achar estacionamento para carro, público ou particular, chegando com certa antecedência no dia do reveillon para curtir as festa de rua? Muito obrigado. Ivan Donizetti
ResponderExcluirOla Ivan, tudo bem??
ExcluirQue legal se hospedar em San Alfonso del Mar, infelizmente não consegui conhecer a maior piscina. Depois quero saber suas dicas....rsrsrss
Em Valparaíso tem um estacionamento em baixo do IBIS, que também é estacionamento de um supermercado. Se você chegar cedo no dia 31 deve conseguir vaga e é na praça em frente ao Ibis que acontece a festa. Então seria o local certo.
Espero ter ajudado.
E se for fazer reservas de hotel, carro, chip e seguro viagem e quiser me ajudar, poderá fazê-las pelo blog :)
Abraços
Thais