Coimbra, cidade dos estudantes por Patrícia Veludo

Coimbra Portugal



Mais um Guest Post: um convidado que mora e conhece algum lugar do planeta será bem-vindo para compartilhar dicas e curiosidades.

Hoje nossa correspondente é a querida Patrícia Veludo, autora do blog Descobrir Viajando, que nos leva a uma viagem pela cidade de Coimbra em Portugal.
Patrícia é natural dos Estados Unidos, mas mora em Portugal desde os quatro anos de idade. Visite seu blog e descubra com ela a magia dos lugares que visitou. 


"Coimbra, cidade dos estudantes.

Situada numa fantástica colina, encontra-se a bonita cidade de Coimbra, banhada pelas calmas águas do Mondego, que funcionam como um espelho que reflecte a imagem desta fantástica cidade. Esta é caracterizada por uma mística muito própria, resultante de um passado rico em acontecimentos relevantes, que a tornaram no centro cultural e intelectual de Portugal, inspirando a obra de poetas e escritores aclamados.



Com a fundação da primeira Universidade do País, em 1290, Coimbra ganhou uma nova projecção que lhe permitiu a criação de um núcleo urbano repleto de fantásticos edifícios. E ao longo dos séculos foi sofrendo alterações, que a tornaram na fantástica cidade que é hoje, caracterizada pelas suas ruelas estreitas e escadinhas, pelos seus pátios e arcos medievais. A cidade divide-se em duas zonas distintas: a Alta, também designada por Almedina, onde viviam os aristocratas e os clérigos, e a Baixa, zona do comércio, do artesanato e dos bairros populares.


Rua da Baixa



Almedina


  • O que visitar:

Quem pretender visitar Coimbra tem imenso para ver, desde a conhecida Universidade, passando pelos jardins, parques, museus, catedrais, igrejas, o rio Mondego e as muito famosas casas de fado.
Podem iniciar a visita no Arco de Almedinaque integrava as muralhas no período medieval. Foi uma das entradas da muralha, funcionando hoje como a “porta” entre a baixa e a alta de Coimbra. Sendo um dos pontos obrigatórios da cidade.





Passando o Arco de Almedina, encontram o Quebra-Costas, longa escadaria que conduzirá à Sé Velhaa zona mais antiga da cidade e local icónico para os estudantes, pois é aqui que se ouvem as serenatas que dão início a todas as Queima das Fitas (festa anual dos estudantes da universidade).


Sé Velha

Se subirem a rua do lado esquerdo da Sé Velha chegarão à Catedral da Sé Novaum dos muitos monumentos desta cidade com séculos de vida.



Sé Nova

Muito perto, e situada no ponto mais elevado da cidade, encontrará a prestigiada Universidade de Coimbra, que faz com que esta cidade seja reconhecida nacionalmente como a “cidade dos estudantes”. Possui inúmeras atracções, nomeadamente, a capela de S. Miguel, a Torre da Universidade, a Sala dos Capelos e a Biblioteca Joanina. Esta última é a “jóia da coroa” da Universidade, sendo reconhecida por ser uma das mais fantásticas bibliotecas barrocas da Europa.

Universidade de Coimbra

Durante séculos a Universidade de Coimbra, foi a única universidade de língua portuguesa do mundo, tendo sido responsável pela formação de várias gerações depolíticos, escritores e outros intelectuais do mundo lusófono. Foi aqui que nasceu, cresceu e se afirmou a língua portuguesa.

Na zona Baixa da cidade encontraremos inúmeras ruas, cheias de vida, repletas de restaurantes típicos e bares, bem como lojas de todo o género. Pudemos ainda visitar inúmeras igrejas, de vários estilos arquitectónicos. Nomeadamente, a Igreja de Santa Cruz, a Igreja de São Bartolomeu, a Igreja de São Tiago e Igreja de Santa Justa.


Igreja da Santa Cruz


Praça Velha


Quem gostar de natureza e de espaços verdes tem também várias opções nesta bonita cidade. Temos o Jardim da Sereia, que se enquadra no movimento setecentista dos jardins franceses. É um espaço bonito, com alguma história, ideal para passar algumas horas num dia ameno.


Outra opção, é o Jardim Botânico de Coimbra, localizado junto à Universidade. Foi criado, em 1773, durante a reforma Pombalina. Aqui encontramos uma variedade imensa de árvores e outras espécies verdes, resultantes da troca de plantas com os principais jardins do resto do mundo.


Jardim Botânico

Podemos ainda visitar a Mata Nacional do Choupal, onde pudemos encontrar uma variedade ínfima de espécies, como o Choupo, o Plátano, a Nogueira-Preta e o Cedro. É o local ideal para realizar algumas actividades desportivas e lúdicas.


Para os mais românticos aconselho a visitar a Quinta das Lágrimas, jardim romântico que guarda a história trágica de amor entre D.Pedro e Inês de Castro. A Fonte dos Amores, local onde Inês foi morta, integra-se hoje num parque de árvores centenárias, ruínas medievais e neo-góticas. Esta fonte bem como a vegetação escarlate existente neste local, evocam simbolicamente as lágrimas e o sangue derramado por Inês de Castro quando foi executada em 1355 por ordem do pai de D.Pedro, o rei D.Afonso IV.


Fonte dos Amores

Ainda no seguimento desta trágica história, devem visitar o Penedo da Saudade, um promontório rochoso, que segundo a lenda, seria o local onde D.Pedro ia frequentemente chorar a perda da sua amada Inês de Castro. Ao longo do jardim podemos encontrar lápides com poemas de escritores portugueses, imortalizados na história do nosso país.


Penedo da Saudade

Para quem visita Coimbra com crianças, não poderá perder uma ida ao Portugal dos Pequenitos, parque temático, criado por iniciativa do médico Bissaya Barreto. Divide-se em três áreas distintas, uma que é composta por miniaturas de casas regionais e aldeias típicas de todo o país, outra dedicada aos monumentos portugueses e por último a terceira área dedicada às colónias portuguesas.

Visitar Coimbra, será como visitar um monumento cheio de história e vida que nos fará recuar no tempo e imaginar que nos teletransportámos para outra época.



  • Viver em Coimbra:

Viver em Coimbra é algo absolutamente fantástico e enriquecedor, principalmente se viermos para cá para estudar. O espírito académico é algo que se respira nesta bonita cidade e qualquer estudante se deixa contagiar por este espírito, o que permite uma interação multicultural que cria laços de amizade globais, que não se criam em mais lado nenhum.


Ter o privilégio de fazer parte das festas académicas, de percorrer as ruelas cheias de história, comer numa das muitas tasquinhas que oferecem petiscos absolutamente fantásticos ou assistir às Festas da Cidade, com a procissão da Rainha Santa é algo que não tem preço, nem tão pouco explicação. É simplesmente algo único.



E tal como diz o fado, “Coimbra é uma lição….de sonho e tradição….” ".


Acompanhem Patricia nas redes Sociais: FACEBOOK



* Written by Patrícia Veludo.
* Pictures send by guest post. 
* Todos os guets post são postados na língua nativa do Autor, portanto este post foi escrito no português de Portugal.


Gostou do artigo? Uma forma de retribuir é fazer reservas pelos parceiros do blog. Cada vez que uma reserva é feita nos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter e gerar mais conteúdo.

VAI VIAJAR ??? RESERVE AQUI


Reserve sua viagem nos links abaixo ou terceirize seu stress e solicite um orçamento ao nosso serviço de Travel Design. Click aqui e deixe seu recado.


  ⇒ Encontre seu Hotel nos melhores sites de busca: BookingHotéis.comExpedia.
  ⇒ Compre suas passagens nas Cias Aéreas:   AviancaKlmMaxMilhas
   Compare tarifas para alugar carro na: RentCars
  ⇒ Evite aborrecimentos, faça um seguro viagem na: Mondial Travel ou Real Seguros.
  ⇒ Fique conectado em suas viagens com os chip da EasySim4U
   Compre ingressos online no Ticketbar ou Weplann e esqueça das filas !!!
   Adquira moeda estrangeira na Cotação ou solicite um orçamento.