Que tal fazer uma viagem de carro pela Alemanha, passando pela Rota dos Alpes, Rota Romântica e Rota do Rio Reno e de brinde continuar de trem pela Bélgica e Holanda. Quer saber tudo sobre essa viagem??? Preparei um guia com as principais dicas para montar seu roteiro. Confira abaixo.
Após 23 dias viajando pela Europa, venho compartilhar com vocês meu roteiro detalhado sobre essa viagem incrível por lugares espetaculares, dentre eles: Munique, Füssen, Colônia, Bruxelas e Amsterdam. Foram muitas cidades, muitos castelos, passeios de barco e uma imersão na cultura de cada local.
Para descansar do primeiro voo, fizemos um STOP de 2 dias em Madrid, já que voamos Ibéria. Depois seguimos para Munique para começar a Road Trip.
Depois de muita pesquisa o roteiro ficou assim:
período de 21/08/2017 a 12/09/2017
- 2 noites em Madrid na Espanha : Chegada em Madrid na manhã do dia 22/08. Conexão de 2 dia para descansar da viagem e conhecer novos lugares.
- 2 noites em Munique na Alemanha : Dia 24 de agosto, voo para Munique logo pela manhã. Check in no hotel e tempo livre para passear pela cidade.
Dia 25 de agosto, tempo livre em Munique.
- 1 noite em Grainau na Alemanha: Dia 26 de agosto pé na estrada em direção a Montanha Zugspitze passando pela Rota dos Alpes e pernoite em uma cidade de montanha incrível.
- 2 noites em Schwangau na Alemanha: Dia 27 de agosto, passeio pelo Palácio Linderhof e para isso escolhemos um hotel bem pertinho dos Castelos.
Dia 28 de agosto, explorando os castelos mais lindos da Alemanha: Neuschwanstein e Hohenschwangau e a cidade de Füssen.
- 1 noite em Augsburg na Alemanha: Dia 29 de agosto, primeiro trecho da Rota Romântica. São 12 cidades até chegar em Augsburg, uma das bases para pernoite.
- 1 noite em Rothenburg ob der Tauber na Alemanha : Dia 30 de agosto, segundo trecho da Rota Romântica. São 09 cidades até chegar em Rothenburg, outra base para pernoite.
- 1 noite em Würzburg na Alemanha: Dia 31 de agosto, terceiro trecho da Rota Romântica. São 07 cidades até chegar em Würzburg, outra base para pernoite.
- 2 noites em Rudesheim am Rhein na Alemanha: Dia 01 de setembro, partimos destino a Rota do Rio Reno. Outra estrada romântica e linda, recheada de castelos.
Dia 02 de setembro, explorando o Rio Reno com um passeio de barco.
- 2 noites em Colônia na Alemanha: Dia 03 de setembro, pé na estrada contornando o Rio reno até chegar em Colônia, ou melhor, no Hotel Palácio localizado em Bensberg.
Dia 04 de setembro, explorando Colônia. Último dia na Alemanha.
- 4 noites em Bruxelas na Bélgica: Dia 05 a 08 de setembro. Viagem de trem de Colônia a Bruxelas. 02 dias conhecendo Bruxelas, 01 dia reservado para Bruges e 01 dia para Ghent.
- 3 noites em Amsterdam na Holanda : Dia 09 a 12 de setembro. Viagem de trem de Bruxelas para Amsterdam. Foram 3 dias e meio conhecendo uma das mais lindas cidades da Europa.
PRIMEIRAS INFORMAÇÕES
- Como chegar:
Como a ideia inicial era fazer a Rota Romântica da Alemanha, tivemos que procurar voos que atende-se o roteiro. A Rota segue sentido norte/sul ou vice versa e as cidades com aeroportos próximos seriam Frankfurt e Munique. Para integrar a Bélgica e Holanda na viagem, o aeroporto de Frankfurt foi descartado, pois está no meio da Alemanha. Então só nos restou chegar por Munique e ir embora por Amsterdam ou ao contrário.
Escolhemos fazer sentido sul a norte, portando chegamos via Munique e saímos da Europa por Amsterdam e a Cia Aérea Ibéria foi a eleita, devido ao STOP de Madrid. Mas há opções via KLM, Air France entre outras.
Abaixo um mapa para melhor entendimento dos lugares visitados e da logística de chegada e saída da Europa. Aconselho analisar o roteiro e cidades que quer conhecer antes de comprar o voo.
DICA: o Love and Travel tem uma agência de viagens: Previllege Soluções em Viagens, que poderá lhe orientar na escolha dos melhores voos, hotéis e roteiros.
- Hospedagem:
Tudo foi planejado tendo em vista a Rota Romântica, que é um percurso de aproximadamente 410km. Para não ficar cansativo demais, escolhemos 4 cidades para pernoite. A primeira cidade do trajeto, Schwangau merecia 2 noites, tanto pela região alpina, quanto pelo Hotel e castelos magníficos. Uma pausa para as trocas de hotéis seguintes. Na Bélgica e Holanda fizemos bases com estadias maiores e bate e voltas para cidades próximas. Segui a mesma lógica da Suíça: fazer bases para conhecer outras cidades.
Todos os hotéis foram cuidadosamente selecionados, com observância ao conforto e luxo, afinal quis mostrar o lado mais luxuoso da Rota Romântica, bem como hotéis de Rede em outras cidades. OBS: no trecho da Rota Romântica não há hotéis 5 estrelas.
➜Leia mais: Os melhores Hotéis da Rota Romântica
Segue a listinha dos hotéis que fiquei hospedada nessa trip:
- Madrid:
—>
Tryp Alameda Aeropuerto
- Munique:
—> Platzl Hotel
- Grainau:
—> Sentido Zugspitze Berghotel Hammersbach
- Schwangau:
—> Das Rübezahl
-
Augsburg:
—> Steigenberger Drei Mohren
- Rothenburg ob der Tauber:
—> Altes Brauhaus
-
Würzburg:
—> Mercure Am Mainufer
-
Rudesheim am Rhein:
—> Hotel Rose
- Bruxelas:
—>
Novotel Brussels Off Grand Place
- Amsterdam: foi um problema, pois o hotel que escolhi era péssimo e era de uma famosa rede de hotéis que sempre me hospedo.
Gostaria de compartilhar com vocês que sempre faço minhas reservar pelo Booking ou Hotéis.com pois oferecem cancelamento gratuito e tem as melhores tarifas. Todavia informo que alguns hotéis dessa trip apoiaram a viagem.
Planeje sua viagem ➜ Pesquise e reserve seu hotel com a facilidade de cancelamento gratuito
- Passeios e Alimentação:
Sempre pesquiso muito bem as cidade para saber o que tem para fazer, onde comer, etc. Gosto muito do ônibus Hop On Hop Off; walking tour; cards para transportes, entradas em museus e atrações, passeios de barco, etc.
Identificado o que fazer em cada cidade, verifico o que precisa reservar com antecedência e o que posso fazer quando chegar. Sempre priorizo o tempo, portanto passeios que esgotam foram reservados com antecedência, tais como Museu da Anne Frank em Amsterdam e outros estavam na minha lista do Google maps.
O Love and Travel teve apoio dos órgãos de turismo dos 3 países, mas muitas atrações foram custeadas pelo blog.
Em relação a alimentação, pesquiso os restaurantes mais indicados e lugares imperdíveis e coloco tudo na lista do google maps e de acordo com a programação escolho dentre os listados ou algum que gostei pelo caminho.
No geral a alimentação na Alemanha é mais barata que na Bélgica e Holanda.
➜Adquira antecipadamente seus passeios e evite fila
- Conexão/Internet em vários países:
Nas minhas viagens preciso ficar conectada para mostrar tudo aos leitores em tempo real, além de usar google maps, waze, etc. Ou seja, preciso de uma boa conexão em tempo integral. Mas como faço isso???
Segredo revelado: O chip que sempre utilizo é o da Easysim4U que tem internet ILIMITADA e funciona em mais de 210 países.
Então, se quer sair do Brasil com um chip com internet ILIMITADA, acesse o link aqui ➜ Easysim4U e compre logo o seu chip. E o melhor, se colocar o código RBBVGRATIS ao finalizar o pedido o frete é grátis!!!! O que está esperando???
- Seguro Viagem
Esse é um item essencial, principalmente se for a Europa tendo em vista o Tratado de Schengen que exige a contratação de um seguro viagem com uma cobertura miníma de € 30.000 para assistência médica por doença/acidentes.
Sempre que sair do Brasil, contrate um seguro viagem, pois nunca se sabe se algo vai nos acontecer, não é mesmo. Pelo blog você poderá fazer uma pesquisa entre diversas seguradoras através da Real Seguros. Basta acessar esse link ➜ Seguros Promo
Se preferir, poderá solicitar uma cotação pela nossa agência Previllege Soluções em Viagens, pois trabalhamos com outros parceiros. Basta enviar um email para: contato@previllege.com.br com a data da viagem.
SOBRE OS PAÍSES VISITADOS
- Características da Alemanha:
A Alemanha é encantadora. Me apaixonei por esse país na primeira vez que visitei. Um lugar organizado, limpo, com clima agradável e povo educado. Conheci várias faces do país: cidades grandes, cidades pequenas, vilarejos, aldeias; modernidade misturada ao clássico, tradição, reconstrução, relíquias da antiguidade, preservação, autenticidade. Um país peculiar com lembranças históricas cravadas em cada pedacinho e explorados de maneira respeitosa.
A Baviera, que foi a região mais percorrida nessa viagem, tem um "Q" de Suíça com os Alpes emoldurando a paisagem ao sul. A beleza da região é incrível, com seus lagos e montanhas perfeitos para esportes de aventura.
É na Baviera que esta localizado o Castelo mais famoso da Alemanha e talvez do mundo; a festa da cerveja conhecida como Oktoberfest; as cidades medievais mais charmosas; a montanha mais alta da Alemanha; lagos incríveis; o Mercado de Natal de Nurembergue e os famosos Biergarten: jardins de cerveja.
➜Leia mais: Como visitar o Castelo de Neuschwanstein na Alemanha
Também exploramos a região do Rio Reno, muito famosa pelos vinhedos e Castelos. A cidade escolhida para pernoite faz parte da Renânia-Palatinado, um estado da Alemanha cuja capital é Mainz. Rüdesheim am Rheim é uma encantadora cidade que atrai turistas o ano todo e oferece uma diversidade de atividades ao ar livre.
Também passamos pelo oeste da Alemanha, pela região de Renânia do Norte-Vestfália, onde está localizada a linda cidade de Colônia (Köln).
Foram 3 regiões da Alemanha completamente diferentes e interessantes de conhecer.
Clima e Idioma
Viajamos no verão, mas as temperaturas oscilaram entre 10 e 35 graus. Por incrível que pareça, o sul da Alemanha (Baviera), perto dos Alpes, foi a região mais quente. A região do Reno estava bem fria e chuvosa, já Colônia, apesar de dia aberto, ventava muito e a sensação térmica era baixa.
Portanto, mesmo que viaje para o verão Alemão, esteja preparado para todas as temperaturas, calor, meia estação e frio, além de dias ensolarados e chuvosos. Ou seja, tem que ter de tudo em pouco na mala.
Em relação ao idioma, não se preocupe que a maioria dos alemães falam inglês e se não falar, vão fazer de tudo para te ajudar.
➜ Encontre os melhores hotéis na Alemanha com a facilidade de cancelamento gratuito.
- Características da Bélgica:
A Bélgica é completamente diferente da Alemanha. Um pouco bagunçada, arquitetura mais humilde e padronizada, todavia fascinante. Uma beleza diferente, com patrimônios preservados e restaurados, porém é um país mais sujo, com pobreza pelas ruas (pelo menos em cidades grandes). Bruxelas lembra um pouco a grande São Paulo, muitos pedintes, pessoas dormindo na rua, sujeira pela calçada, mas é uma cidade segura, o que a diferencia da metrópole brasileira.
Apesar do grande contraste em relação a Alemanha, a Bélgica tem seu charme. Uma mistura de povos, de cultura e tradição que faz você se sentir acolhido, pois os belgas são solícitos e prestativos.
País dos chocolates, dos waffles, das cervejas e da batata frita. Precisa de mais alguma coisa???? A cidade tem cheiro de chocolate e a cada esquina tem uma loja. Cuidado para não engordar. rsrsrsrs
Clima e Idioma
Um país de diversidade linguística, fala-se francês, flamengo e alemão, mas muitos falam inglês também, então você não passará apertado.
Em relação ao clima, durante minha viagem no verão, todos os dias foram frios e chuvosos. Uma média de temperatura de 16 graus, com vento e chuva repentina. Não sei se foi atípico ou se o clima é um pouco louco mesmo, afinal a Bélgica é banhada pelo Mar do Norte.
➜Encontre os melhores hotéis na Bélgica com a facilidade de cancelamento gratuito.
- Características da Holanda:
A Holanda é um mundo a parte. Espetacularmente linda e alegre te encantará no primeiro passo. Como não se apaixonar por uma cidade cheia de canais, flores, diversidade, história, modernidade e hospitalidade.
Infelizmente não tive tempo de conhecer outras cidades, mas só Amsterdam já basta para amar a Holanda.
Diferentemente de Bruxelas, apesar de muita gente, a cidade é limpa e não há pedintes. Um lugar multi cultural, onde o mundo se mistura em uma alegria contagiante. Em Amsterdam tudo pode, tudo tem, mas o respeito impera. Só as bicicletas que podem tudo e não perdoam nem pedestre na faixa com sinal verde.
Clima e Idioma
Clima e Idioma
Se eu havia achado o clima da Bélgica louco, o de Amsterdam é maluco. Em 15 minutos pode fazer sol, chover, ficar nublado, ventar, fazer frio e calor com sol novamente. Pode isso??? Pode, só em Amsterdam. Não dá nem tempo de abrir o guarda chuva e a chuva já parou. Mas não o guarde na mochila, pois em 5 minutos chove de novo. O pessoal nem liga, anda na chuva mesmo.
Se faz calor em Amsterdam. Não sei dizer, passei dias frios em pleno verão. Então esteja preparado para tudo.
Acreditem: era verão |
Ahhh, e que língua eles falam?? Holandês e também inglês.
➜Encontre os melhores hotéis na Holanda com a facilidade de cancelamento gratuito.
ROTEIRO DETALHADO
Segue Roteiro detalhado dia a dia da viagem:
período de 21/08/2017 a 12/09/2017.
Lembrando que 2 dias (ida e volta) são apenas de deslocamento.
Quarta, seguimos para Toledo,
localizada a 73km de Madrid. Uma excelente opção de bate e volta. Uma cidade que me surpreendeu pela sua arquitetura e preservação.
Quinta, voo para Munique, alugamos carro para começar nossa road trip e seguimos para o Platzl Hotel localizado no centro de Munique, o melhor lugar para se hospedar na cidade, pois fica perto de tudo.
➜Leia mais: Saiba tudo sobre Munique
Sexta, um dia inteiro para explorar Munique e suas belezas. Fizemos um tour a pé pela cidade, almoçamos no restaurante mais tradicional de Munique e conhecemos lugares incríveis com o ônibus hop on hop off.
Sábado, primeiro trecho de carro sentido Rota dos Alpes. Percorremos uma parte sentido Leste-Oeste, que vai de Schönau na Alta Baviera (leste) até Lindau em Allgäu (oeste). Chegamos no hotel que escolhemos para hospedagem, aos pés dos Alpes e fomos conhecer o Top da Alemanha, o Zugspitze.
Domingo, continuando na Rota dos Alpes, partimos em direção a Schwangau para os próximos 2 dias de hospedagem e explorar a região dos Castelos do Rei Ludwig II. A grande maioria das pessoas escolhe Füssen para hospedagem, mas escolhemos Schwangau por causa do Hotel Das Rübezahl, o mais perto dos castelos #ficaadica. Primeiro conhecemos o Palácio Linderhof que é magnífico e foi a residencia do Rei. É o menor dos 3 Castelos e foi inspirado no Castelo de Versalhes, na França.
➜ LEIA O REVIEW COMPLETO DO HOTEL AQUI: Das Rübezahl - Dica de Hotel perto do Castelo de Neuschwastein
➜ LEIA O REVIEW COMPLETO DO HOTEL AQUI: Das Rübezahl - Dica de Hotel perto do Castelo de Neuschwastein
Segunda, dia de conhecer os Castelos Neuschwastein e Hohenschwangau. O primeiro inspirou Walt Disney para o Castelo da Cinderela e o segundo o Rei Ludwing II passou boa parte de sua infância. Ambos são lindos e diferentes.
Terça, dia de começar a Rota Romântica e conhecer várias cidades até chegar no destino da próxima hospedagem: Augsburg. Esse primeiro trecho passa por 12 cidades e a mais interessante é Landsberg am Lech.
➜Leia mais: Saiba tudo sobre a cidade de Augsburg na Alemanha
Quarta, mais um trecho da Rota Romântica em direção a linda cidade medieval: Rothenburg ob der Tauber. Esse outro trecho passa por 9 cidades e a cidade Dinkelsbühl me encantou. Quem me acompanhou no Stories do Instagram (@loveandtravel_) pode ver em tempo real o charme dessa cidadezinha.
➜Leia mais: Saiba tudo sobre a cidade de Rothenburg
Dinkelsbühl |
Quinta, último trecho da Rota Romântica em direção a Würzburg, passando por 7 cidades.
➜Leia mais: Saiba tudo sobre a cidade de Würzburg na Alemanha
Residence - Würzburg |
Sexta, deixamos a Rota Romântica e seguimos pela Rota do Reno para hospedagem na pitoresca cidade de Rüdesheim am Rhein.
Sábado, passeando pelas águas românticas do Reno descobre-se lugares fantásticos: castelos, vinhedos e muita história.
Domingo, último trecho da Road Trip pela Alemanha com destino Colônia, margeando o Rio Reno e suas paisagens belíssimas. E o lugar escolhido para as duas noites foi um Palácio transformado em Hotel que fica na cidade de Bensberg (20km de Colônia) e faz parte do Leading Hotels of the World.
➜ LEIA O REVIEW COMPLETO DO HOTEL: Althoff Grandhotel Schloss Bensberg
Segunda, descobrindo a cidade de Colônia e sua Catedral esplêndida.
Para informações sobre passeios pelas cidades acesse o site da GetYourGuide, um guia completo de tudo que pode ser feito nos destinos e ainda venda online de ingressos.
Para informações sobre passeios pelas cidades acesse o site da GetYourGuide, um guia completo de tudo que pode ser feito nos destinos e ainda venda online de ingressos.
Terça, dia de deixar a Alemanha e seguir de trem para Bruxelas, na Bélgica. Nos hospedamos bem no centro, ao lado da praça mais linda do mundo, a Grand Place.
➜Leia mais: Roteiro de 2 dias em Bruxelas
Quarta, passeio pela encantadora cidade de Bruges, localizada a 97 km de Bruxelas.
➜Leia mais: O que fazer em Bruges
Domingo, explorando Amsterdam e seus museus.
Segunda, para começar bem o dia, Heineken Experience e mais caminhada pela bela cidade com mais de 1500 pontes.
Terça, último dia de viagem. Aproveitamos para conhecer um pouco mais de Amsterdam, já que o voo era só a noite.
Quarta, chegada ao Brasil para preparar a mala para a próxima viagem. Qual será o próximo destino???? Acompanhem as redes sociais e principalmente o Instagram @loveandtravel_ para não perder as viagens.
OBS: Infelizmente no passeio de barco pelo Reno, na Bélgica e Holanda choveu muito, o que prejudicou alguns passeios e inclusive fotos. Muitas fotos estão cinzentas e quase não há fotos de muitos lugares. Acho que vou ter que voltar :)
Espero que tenham gostado das dicas e se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo :)
Informações úteis:
Documentos: Alemanha, Bélgica e Holanda (Países Baixos) sãos países que subscreveram o Acordo de Schengen, pelo qual se permite a livre circulação dos visitantes procedentes de qualquer dos estados membros do mesmo, sem qualquer controle fronteiriço.
Além do Acordo de Schengen, que abrange os residentes na Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polónia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça, existem também outros acordos com determinados países, que simplificam a entrada em Espanha, para os quais não é exigido um visto de entrada, sendo suficiente a apresentação de um passaporte válido. É este o caso de Andorra, Argentina, Austrália, Brasil, Brunei, Canadá, Cidade do Vaticano, Costa Rica, Croácia, El Salvador, Estados Unidos da América do Norte, Guatemala, Honduras, Hong Kong, Israel, Japão, Macau, Malásia, México, Mónaco, Nicarágua, Nova Zelândia, Panamá, Paraguai, República da Coreia, São Marino, Singapura, Uruguai e Venezuela.
Se este não for o seu caso, deverá solicitar um visto turístico na embaixada correspondente do seu país de residência.
Não se esqueça de tirar xerox das primeiras páginas do passaporte. Uma precaução em caso de extravio ou roubo.
Vacinas: Não há obrigatoriedade de nenhuma vacina para entrar na Alemanha, Bélgica e Holanda.
Medicamentos: Leve sempre um kit com os principais remédios, tais como analgésicos, antitérmicos, antigripal, pois é muito difícil conseguir comprar algum medicamento sem receita médica.
Idioma: Alemanha: alemão. Bélgica: francês, flamengo e inglês (alguns lugares alemão). Holanda: holandês, embora a maioria da população pode falar inglês.
Fuso: 5h a mais que o horário de Brasília (verifique o horário de verão).GMT+1 (GMT = Londres)
Moeda: Euro (EUR).
Todos os cartões de crédito são aceitos : Visa, Mastercard, American Express.
Todos os cartões de crédito são aceitos : Visa, Mastercard, American Express.
Voltagem e Tomadas: A rede elétrica dos países é de 220 volts, ns frequência de 50 hertz, com tomadas de dois pinos cilíndricos. Mas sempre é bom levar adaptador universal.
Para mais informações sobre a Alemanha, acesse o Post Índice
APOIO
Agradecemos a todos apoiadores listados abaixo e informo que este post expressa minha sincera opinião sobre os serviços oferecidos.
* O Blog Love and Travel passeou pela Alemanha, Bélgica e Holanda com o apoio dos órgãos de turismo: Centro de Turismo Alemão DZT; Zugsptize; Visit Brussels e I Amsterdam, todavia muitas outras despesas foram custeadas pelo blog.
Tivemos apoio também dos hotéis: Platzl Hotel em Munique; Das Rübezahl em Schwangau; Steigenberger Drei Mohren em Augsburg; Alter Brauhaus em Rothenburg ob der Tauber; Mercure Am Mainufer em Würzburg; Althoff Grandhotel Schloss Bensberg em Colônia e Novotel Brussels Off Grand Place em Bruxelas.
Apoio técnico: Sandisk, Amaro, BirdiePic, EasySim4U e SealBag
Tivemos apoio também dos hotéis: Platzl Hotel em Munique; Das Rübezahl em Schwangau; Steigenberger Drei Mohren em Augsburg; Alter Brauhaus em Rothenburg ob der Tauber; Mercure Am Mainufer em Würzburg; Althoff Grandhotel Schloss Bensberg em Colônia e Novotel Brussels Off Grand Place em Bruxelas.
Apoio técnico: Sandisk, Amaro, BirdiePic, EasySim4U e SealBag
Já esteve em algum desses destinos?
Deixe aqui o seu comentário ou dica do destino.
Gostou do artigo? Uma forma de retribuir é fazer reservas pelos parceiros do blog. Cada vez que uma reserva é feita nos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter e gerar mais conteúdo.
VAI VIAJAR ??? RESERVE AQUI
Reserve sua viagem para o Roteiro Alemanha, Bélgica e Holanda nos links abaixo ou terceirize seu stress e solicite um orçamento ao nosso serviço de Travel Design. Click aqui e deixe seu recado.
⇒ Encontre seu Hotel nos melhores sites de busca: Booking, Hotéis.com, Expedia.
⇒ Compare tarifas para alugar carro na: RentCars
⇒ Evite aborrecimentos, faça um seguro viagem na: Seguros Promo ou Mondial Travel
⇒ Fique conectado em suas viagens com os chip da EasySim4U
⇒ Compre ingressos online no GetYourGuide, Ticketbar ou Weplann e esqueça das filas !!!
Que roteiro redondinho! Amei.. antes de pensar em fazer uma viagem assim vou voltar pra relembrar..
ResponderExcluirE que saudades da Holanda! Me dá nostalgia de viajante só de ver esses canais!
Adorei as dicas e o post. Estou planejando uma próxima trip e ajudou muito. Adorei
ResponderExcluirMuitas cidades lindas com um visual de matar qualquer de muito amor né?!
ResponderExcluirBélgica ainda não fui, mas Alemanha, Espanha e Holanda sim, mas não na mesma viagem. Na verdade, até a Alemanha fizemos Baviera e Renânia do Norte-Vestfália em ocasiões distintas, para podermos passar bastante tempo nas cidades. rsrsr
De qualquer maneira desse roteiro cheio de beleza ainda faltam tantas cidades!!!! :) bj
Que viagem incrível!!! Já fiz esse itinerário, mas em viagens separadas e adorei!!! Acho que não conheço ninguém que não goste da Rota Romântica!!!
ResponderExcluirNossa... que roteiro maravilhoso e que fotos lindas! Deve ter sido uma viagem incrível. Adorei as dicas!
ResponderExcluirOlá, onde vc entregou o carro alugado?
ResponderExcluirOla.
ExcluirEu devolvi o carro em Colônia.
Abraços
Thais