Um dos Palácios mais espetaculares da Rússia está localizado a 40km de São Petersburgo. O suntuoso e imponente Peterhof era a residência de verão dos Imperadores.
Em minha viagem para Rússia, de uma coisa eu tinha certeza, queria conhecer o Palácio Peterhof em São Petersburgo.
Já havia pesquisado muito coisa na internet e admirado diversas fotos. A beleza e exuberância do Peterhof me encantou, mesmo sabendo que aquelas belas fotos das fontes e jardins não existiriam no inverno. Mas na verdade o inverno me atrai, afinal aquela paisagem gélida, de um oceano congelado para uma brasileira era surreal.
E também é um ótimo motivo para colaborar com os leitores e internautas em busca de fotos e dicas desse lugar no inverno, pois a maioria das pessoas conhecem o Palácio na primavera ou verão.
Assim como Versalhes, o Palácio Peterhof fica distante aproximadamente 40 km de São Petersburgo e movimentar-se para os arredores da cidade, onde não chega metrô e a língua e comunicação não ajudam, acaba dificultando a visita.
Há algumas formas de chegar lá e vou explicar a que utilizei e outras também disponíveis.
Localização/Como Chegar
Distante da antiga capital Russa São Petersburgo, está localizado as margens do Golfo da Finlândia, um braço do Mar Báltico.
Na ida ao palácio optamos por um serviço de transfer privativo da Lingotaxi, o mesmo serviço que nos levou do aeroporto ao hotel. Foi super tranquilo e rápido e a motorista nos deixou na entrada do Palácio. Mas para a volta, optamos por voltar sozinhos e a motorista nos explicou direitinho como fazer o percurso.
Volta do palácio até a cidade, que é o mesmo caminho de ida:
Assim que sair do Palácio, pegue o BUS 401 e siga até a parada ABTOBO (AVTOVO em Inglês), que é a ultima parada do ônibus. Desça para a linha do metrô e estará na estação AVTOVO (linha vermelha), siga em direção ao seu hotel, talvez seja necessário mudança de linha, dependendo da localização da sua hospedagem.
DETALHE: os ônibus na verdade são vans. Fique muito atento a direção que vai pegar. Para a opção de IDA ao Palácio, atenção ao ponto de ônibus perto das grades do Portão do Palácio.
Outra opção, se estiver visitando São Petersburgo na primavera/verão (junho a setembro), é ir de barco. Em outras estações não há esse passeio, pois o Golfo da Finlândia congela, assim como as cascata do Palácio. A embarcação parte do deck no Rio Neva em frente ao Museu Hermitage. Para mais informações acesse o site.
Dá para imaginar que toda essa área azul fica congelada???? |
O Palácio e seus Jardins
Peterhof, em russo: Петерго́ф - Petergof, originalmente Peterhof, que em alemão significa "Corte/Jardim de Pedro", é um conjunto de palácios e jardins, distribuídos sob as ordens de Pedro, o Grande, e por vezes chamado de "Versalhes Russo".
Construído entre 1714 e 1723 ao longo de 200 anos foi a residência de verão dos Imperadores Russos. Nos séculos 18 e 19, foi cenário de majestosas recepções, grandes festividades, concertos e bailes de máscaras. Durante a Segunda Guerra Mundial foi ocupado pelos Nazistas que destruíram praticamente todo palácio e parques. Após a libertação e finda a ocupação começou a restauração do que é hoje um dos Palácios mais lindos do mundo que faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO.
Fundos do Palácio |
Jardim Inferior |
Quer ficar Conectado durante a sua viagem? Os Chips da EasySim4U tem cobertura em 140 países. Adquira já o seu!
O conjunto Peterhof inclui o Parque Superior e o Parque Inferior com mais de 150 fontes, Palácios e pavilhões com entradas e valores diferentes para cada uma das atrações. A vantagem de conhecer Peterhof no inverno é que não se paga para acesso aos Jardins Inferiores e fontes, pois estão congeladas, além é claro de se sentir o verdadeiro dono do Palácio (quase não há turistas). A desvantagem é que as lindas estátuas douradas perdem o glamour e exuberância, principalmente num dia cinzento de inverno, mas em compensação ver um mar congelado é algo simplesmente grandioso e espetacular.
A Grande atração além dos jardins e fontes, com certeza é o interior do Palácio, que infelizmente não poderei mostrar pois fotos são proibidas. Inclusive para preservação, é necessário guardar seus pertences, tirar os sapatos e calçar sapatilhas de plásticos.
O Palácio não é tão grande quanto o Hermitage, que é o Palácio de Inverno, mas é muito impressionante. A riqueza do palácio mostra aos visitantes os magníficos salões nobres e aposentos dos imperadores russos.
Tanto os Jardins Inferiores como os Superiores contêm muitas fontes, distribuídas entre sete grandes tanques com o Grande Palácio ao alto de uma colina com vistas para o mar.
Ao pé do Palácio, é possível ver o espetáculo da Grande Cascata que se estende através do Canal Marítimo até ao Golfo da Finlândia, um dos mais extensos trabalhos de água do período Barroco. Estes dois elementos, Grande Palácio e Grande Cascata/Canal Marítimo, são as peças centrais de todo o conjunto arquitetônico da propriedade.
Curiosidade: a maior realização tecnológica de Peterhof consiste no fato de todas as fontes funcionarem sem o uso de bombas. A água é fornecida por nascentes naturais e recolhida em reservatórios situados nos Jardins Superiores. A diferença de elevação cria a pressão que ativa as fontes dos Jardins Inferiores, incluindo a Grande Cascata.
Mesmo não conseguindo ver toda essa grandiosidade das fontes, posso afirmar que a propriedade é incrivelmente bela. Vale muito a pena a visita. E se for no verão, não se esqueça do biquíni para aproveitar as águas do Golfo da Finlândia. No inverno o máximo que consegui fazer é andar literalmente sobre as águas.
Golfo da Finlândia congelado |
Golfo da Finlândia congelado |
Acreditem, isso é mar!!! |
Gostou do artigo? Uma forma de retribuir é fazer reservas pelos parceiros do blog. Cada vez que uma reserva é feita nos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter e gerar mais conteúdo.
VAI VIAJAR ??? RESERVE AQUI
Reserve sua viagem nos links abaixo ou terceirize seu stress e solicite um orçamento ao nosso serviço de Travel Design. Click aqui e deixe seu recado.
⇒ Encontre seu Hotel nos melhores sites de busca: Booking, Hotéis.com, Expedia.
⇒ Compare tarifas para alugar carro na: RentCars
⇒ Evite aborrecimentos, faça um seguro viagem na: Mondial Travel ou Real Seguros.
⇒ Fique conectado em suas viagens com os chip da EasySim4U
Que lindo este palácio! E com neve ficou ainda mais especial. Pena não deixarem tirar fotos do interior né, mas olha, adorei a dica, o post, as fotos e os detalhes dourados. Chique demais, hehehe.
ResponderExcluirNossa... que lugar mais lindo! Adorei as fotos e as dicas. Quero muito conhecer!
ResponderExcluirQue lugar lindo!!!! Amando conhecer a Russia pelos seus olhos ...
ResponderExcluirMas confesso que senti friozinho nessas fotos (risos).
bjks
Ola Mirella.
ExcluirQue bom que gostou do post :)
Mas que dá um friozinho de olhar, isso é verdade...rsrsrs
Obrigada pela visita
bjinhos
Thais
Nossa que lugar maravilhoso!!! Amei o post, as dicas e as fotos! Parabéns! Ainda preciso conhecer a Rússia.. Tem muita coisa interessante pra ser visitada! :)
ResponderExcluirNoooossssa. Que diferença Thais!!
ResponderExcluirEu estive aí no verão e a paisagem estava completamente diferente. Porém, tudo continua muito bonito.
A visita a esse palacio é obligatoria quando for a Sao Petersburgo.
Ótimas dicas ;)
Abraço
Ola Pericles,
ExcluirRealmente eu fiquei babando em fotos no verão. Muda muito, mas o inverno também tem sua magia.
E como vc disse, é um lugar de visita obrigatória .
Valeu pela visita
abraços
Thais
Planejando conhecer a Rússia no próximo ano e, certamente, o Palácio Peterhof em São Petersburgo estárá no roteiro! Quantas fotos lindas, Thais! Adorei!
ResponderExcluirOla...
ExcluirRealmente ano que vem a Rússia vai bombar né, então melhor ja anotar as dicas preciosas :)
Valeu pelo visita
Thais
UAU! A paisagem é completamente diferente (assim como a quantidade de pessoas) no inverno! Tudo fica ainda mais bonito!
ResponderExcluirEu fui de barco (achei chato) e voltei de van! O motorista era louco de pedra e não sei como conseguiu nos deixar no metrô sem bater, pois tirou vários finos de outros motoristas!! rsrs E a van estava lotada, ou seja, foi difícil. ehehe
Posts assim são mais que essenciais pra 'sobreviver' e aproveitar ao máximo a Rússia! Adorei Tha! :)
ResponderExcluirNós fomos de Van mesmo, maior legal! Pior que perdemos a chance de ver o show de encerramento do verão, porque chegamos atrasado na estação de metro que combinamos com nossa amiga russa! E o pior mesmo foi que nem ela foi! Imagina só, os russos são super pontuais e nós atrasamos e ainda fizemos ela não ir! :o Tivemos que ir em outro dia, "normal"... mas mesmo assim valeu. Lugar incrível mesmo!!!
ResponderExcluirQue coisa mais fofaaaa! Amei demais essa trip! As fotos tb estão ótimas! Adorei!
ResponderExcluirMá Berger