Peniche a capital da Onda de Portugal. Uma cidade bela e cheia de lindas paisagens.
Na minha última viagem pelo continente Europeu, resolvi explorar apenas Portugal e conhecer melhor o país e suas singularidades. Tracei um roteiro com cidades incomuns e belas. Confira aqui o roteiro completo por Portugal.
Nossa segunda parada, depois de Lisboa, foi a cidade de Peniche, localizada a 100km ao norte e para a estadia escolhemos o Hotel MH Peniche. Foi uma excelente escolha. Fiz um review completo deste hotel neste post.
Pegamos nosso mapa turístico e seguimos para conhecer a cidade. Peniche é conhecida como a Capital da Onda. Suas condições naturais, clima e geografia são excelentes para a prática do Surf. Inclusive o Campeonato de 2016 está programado para o período de 18 a 29 de Outubro.
Como chegar
Saindo de Lisboa, siga pela A8 e depois pela IP6. No caminho há um pedágio (portagem) e a taxa foi de
€ 4,85 (jul/2016).
Dica: Na locação do veículo você pode optar por usar o "sem parar" Português ou pagar a tarifa na cabine. Se optar pelo "sem parar", haverá uma cobrança do aluguel do aparelho. Na minha opinião não compensa e optei por pagar na cabine. Há cabines com cobradores e outras não, mas o sistema é bem fácil e volta troco.
A Cidade
Peniche é a cidade mais ocidental da Europa e está situada em uma península com cerca de 10km de perímetro. O percurso pode ser feito de carro e tem vários pontos de observação com vista panorâmica de tirar o fôlego que é uma excelente pausa para aquela foto. Penhascos, praias, rochas e trilhas fazem parte da paisagem.
Tem uma grande importância geológica pois é a única que mostra a transição do período Triássico do extinto Jurássico inferior na Ponta do Trovão.
As falésias calcárias que circundam toda a península de Peniche conta uma história de cerca de 25 milhões de anos desde a evolução geológica do Jurássico Inferior. Essa história está impressa nas rochas através de fósseis de invertebrados marinhos.
A Ponta do Trovão foi classificada em 2014 com o corte geológico entre os períodos e realmente dá para ver a divisão no solo.
As falésias calcárias que circundam toda a península de Peniche conta uma história de cerca de 25 milhões de anos desde a evolução geológica do Jurássico Inferior. Essa história está impressa nas rochas através de fósseis de invertebrados marinhos.
A Ponta do Trovão foi classificada em 2014 com o corte geológico entre os períodos e realmente dá para ver a divisão no solo.
Inclusive na nossa visita pela península estava acontecendo uma cerimônia sobre essa transição de períodos e acompanhamos e tiramos foto da plaquinha que foi colocada nessa aérea rochosa de extrema importância.
Batendo o martelo na placa. |
A foto acima mostra a divisão dos períodos na linha. Uma viagem histórica e marcante. Fazer parte desse evento e por acaso com certeza marcou essa viagem.
Os principais pontos turísticos de Peniche são: O Forte de Peniche e o Cabo Carvoeiro, além da Reserva Natural de Berlenga. É da marina de Peniche que partem os barcos para o paradisíaco Arquipélago das Berlengas, localizado a 7 kilometros da Costa. Fizemos o passeio ao arquipélago e conte tudinho nesse post aqui.
Uma das praias mais conhecidas é a praia do Baleal e praia do Medão conhecida pelo supertubos.
É também um dos maiores portos de pesca tradicional do país, além de ser conhecida pela arte das rendas de bilros.
O clima de Peniche, mesmo sendo uma cidade praiana, não é muito quente. Condição de sua própria geografia, ou seja, venta muito e a água é gelada. A noite a temperatura pode chegar a 17 graus, então a dica é sair com um casaco leve no verão.
Dica: Reserve pelo menos duas noites em Peniche para conhecer a cidade, a região e fazer o passeio para Berlenga (que dura o dia todo). Fizemos o passeio com o pessoal do Julius Cruzeiros. Confira o post completo.
Forte da Ilha de Berlenga |
Dica Gastronômica: o melhor Robalo que já experimentei foi no Restaurante Popular, localizado na rua principal da cidade. Excelente atendimento, pratos bem servidos e preços acessíveis. Fomos muito bem atendidos pelo garçom Fernando.
Site: Restaurante Popular
Peniche é um daqueles destinos que ninguém nunca ouviu falar, mas que com certeza deveria fazer parte de qualquer roteiro.
Peniche é um daqueles destinos que ninguém nunca ouviu falar, mas que com certeza deveria fazer parte de qualquer roteiro.
Fonte: click aqui
Já esteve em Peniche?
Deixe aqui o seu comentário ou dica do destino.
Gostou do artigo? Uma forma de retribuir é fazer reservas pelos parceiros do blog. Cada vez que uma reserva é feita nos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter e gerar mais conteúdo.
VAI VIAJAR ??? RESERVE AQUI
Reserve sua viagem nos links abaixo ou terceirize seu stress e solicite um orçamento ao nosso serviço de Travel Design. Click aqui e deixe seu recado.
⇒ Encontre seu Hotel nos melhores sites de busca: Booking, Hotéis.com, Expedia.
⇒ Compare tarifas para alugar carro na: RentCars
⇒ Evite aborrecimentos, faça um seguro viagem na: Mondial Travel ou Real Seguros.
⇒ Fique conectado em suas viagens com os chip da EasySim4U
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita e se quiser deixe um comentário.