* Para os novos leitores, informo que fiz uma viagem de 15 dias pelas cidades de Santiago, Mendoza, Valparaíso e Viña del Mar. No final deste post colocarei os links dos post já publicados.
Sexto dia de Viagem, um sábado, roteiro programado para conhecer a região de Maipú, a poucos minutos de Mendoza.
Como já disse neste post escolhemos 2 bodegas para degustação, a tarde estava livre para conhecer algumas que encontrássemos pelo caminho.
Bodegas escolhidas: Zuccardi e Trapiche. Não havia necessidade de reservas, bastava chegar no horário pre-determinado para as visitas, assim não precisa esperar a próxima.
Maipú está localizado a apenas 15 Km de Mendoza a uma altura de 800m e oferece uma ampla e variada oferta turística. Conhecida como "Primeira Zona" ou o "Berço do Vinho".
A riqueza do solo com suas características minerais, somado ao clima da região fazem de Maipú um dos melhores lugares para viticultura.
Nessa região também se encontram as plantações mais antigas de olivas.
A grande diferença de Maipú é que existem poucas vinícolas, próximas uma das outras e podem ser percorridas de bike.
9h30min - FAMILIA ZUCCARDI
Para degustação não precisa de reserva, todavia para os demais passeios da Zuccardi, há necessidade de reserva prévia.
Familia Zuccardi é uma empresa familiar fundada em 1963. Com base em um método empregado na Califórnia, seu idealizador Alberto Zuccardi implantou um sistema de irrigação que deu certo.
Uma moderna infra-estrutura somada ao artesanal processo de elaboração caracteriza os vinhos da Zuccardi pelo nível de qualidade e estilo moderno.
Inovando com vinhos elaborados a partir de variedades de uvas não tradicionais na Argentina, a vinícola é reconhecida como pioneira na elaboração de varietais como Tempranillo, Bonarda, Viognier, Caladoc, Marselán e Ancellotta.
A bodega é uma das principais vinícolas da Argentina. Com um projeto inovador, a Familia Zuccardi oferece vinhos mais leves e aromáticos mantendo um nível de excelência.
A bodega oferece vários tipos de programas: Tasting Course, Tea Afternoons, Picnic in the Gardens, Let's Cook, Let's fly, Classic wine tour, Let's prume, Let's harvest, Art & Wine, bike & Tasting. Tudo oferecido pela Casa del Visitante da Familia Zuccardi.
Há também 2 restaurantes na bodega nos quais a reserva prévia é obrigatória.
Zuccardi também produz azeites de ótima qualidade podendo ser degustados.
Chegamos a 9h e a primeira visita começa as 9h30min. Foi nos oferecido um espumante enquanto aguardávamos.
Em um grupo de 6 pessoas, visitamos as instalações modernas da vinícola. A guia nos explicou detalhadamente todo processo de produção e visitamos as instalações. Tanques de aço e barricas de carvalho francês e americano.
Após a visita chegamos a sala de degustação. Provamos três tipos de vinho. Um rose e dois tintos. O vinho Rose era bem diferente e uma delícia. Provamos também um Syrah Santa Julia.
Localização: Ruta Prov. 33, Km 7,5, Maipú
Email: reservas@familiazuccardi.com
Site: acesse aqui
***********************************************************************************
Após a visita na Zuccardi, nos dirigimos ao centro de Maipú para alugar bicicletas e percorrer as outras bodegas. Wineries e Bike em Mendoza é muito comum, e a região mais propícia é a de Maipú, pois as bodegas são próximas.
Mesmo no verão, com temperaturas beirando os 40 graus e clima extremamente seco, é uma delícia passear de bike.
Alugamos na ORANGE BIKE.
O aluguel inclui a bike, uma garrafa de 2L de água, mapa, informação turística e wi-fi no estabelecimento.
Uma aventura diferente e muito legal. Recomendo fazer a visita de bike. Eu que sou uma pessoa extremamente fresca, não gosto de sol e de passar calor, de trilhas e fazia anooossss que não andava de bike, AMEI!!! A gente nem sente calor.... o vento é bem refrescante. Só não esqueça do filtro solar nas pernas e braços.
Informações no site: acesse aqui
Já era quase meio dia e resolvemos conhecer a Bodega Domiciano, por indicação do estabelecimento de bike. Todavia a próxima visita começaria as 13h00, como não queríamos esperar partimos para outra.
12h45 - MUSEO DEL VINO LA RURAL
Quando chegamos, já havia começado uma visita guiada, então fomos por conta própria mesmo. Não precisa pagar nada. Muito interessante.
Estabelecido na antiga residencia familiar de Don Felipe Rutini, o fundador da Bodega La rural em 1885, o acervo do Museu contém ferramentas, utensílios, instrumentos, veículos, mobília, máquinas relacionados a vitivinicultura local, sendo considerado o Museu mais significativo existente na América Latina.
Eles têm muitas linhas diferentes de vinho: Rutini, Trumpeter, La Rural e San Felipe.
Vale a pena a visita que ocorre de 30 em 30 minutos das 9h00 as 13h00 e das 14h00 as 17h00 de segunda á sábado.
Localização: Montecaseros, 2625, Maipú.
Email: museo@bodegalarural.com.ar
Site: acesse aqui
***********************************************************************************
Pegamos nossas bikes e passamos em frente a uma casa de azeite, geleia, licores e chocolates. Resolvemos parar.
13h30min - ENTRE OLIVOS
Na verdade é uma loja que vende azeite, pasta de azeite, aceto balsâmico, geleia, licor e chocolate.
Resolvemos experimentar. Foi colocado um cesto de pão a nossa frente e poderíamos provar a vontade. Havia uma mesa de azeite e pasta, outra mesa de geleia e outra de licor e chocolate.
Resolvemos experimentar. Foi colocado um cesto de pão a nossa frente e poderíamos provar a vontade. Havia uma mesa de azeite e pasta, outra mesa de geleia e outra de licor e chocolate.
Não lembro o valor que pagamos, mas foi baratinho.
A pasta de azeitona e o aceto balsâmico vale a pena. Muito bons. Tive que trazer alguns. O licor e chocolate não achei graça. Também trouxe uma geleia.
Essa parada foi estratégica, hora da fome....rsrsrsr. Enganamos o estômago e seguimos para a próxima bodega. Parar para almoçar a essa hora significaria perder degustações e visitas.
***********************************************************************************
***********************************************************************************
15h00 - TRAPICHE
Uma mistura entre tradicional e industrial, velho e novo. É imponente e exuberante.
Trapiche comprou uma bodega inspirada no Renascimento Italiano, fundada em 1912, que ficou fechada por 4 décadas. Iniciou um processo de restauração no casarão que hoje abriga um pequeno museu.
Fundada em 1883, por Don Tiburcio Benegas, Trapiche começou sua história em Godoy Cruz. Seu fundador importou videiras francesas e tecnologias avançadas para a época. Ficou mundialmente conhecido como fundamental para a indústria do vinho na América.
Foi uma das pioneiras em exportação. Em 1889, recebeu de Paris o primeiro reconhecimento internacional. Em 1920, duas de suas marcas, Fond de Cave e Broquel conquistaram o público exigente de diversas partes do mundo. Em 1970 as atividades de exportação se intensificaram, representando hoje 9% das exportações da Argentina.
Hoje possui 1.255 hectares de plantios próprios e trabalha com mais de 300 produtores de diferentes áreas de Mendoza, que são acompanhados e instruídos durante todas as fases de crescimento da videira.
Atualmente não pertence mais a família Benegas. Foi vendida na década de 70 para o Grupo Pulenta e na década de 90 para investidores americanos. (Fonte: lanacion.com)
Nossa visita começou com um vídeo explicativo. Depois seguimos para o prédio restaurado que abriga peças antigas de produção de vinho.
Curiosidade: O estabelecimento fico ao lado da uma antiga estrada de ferro, que quando ativa levava os vinhos até Buenos Aires para serem engarrafados.
A Sala de degustação é muito linda e arejada. Em uma das partes o chão é de vidro sobre os barris de carvalho da bodega. Uma decoração rica em detalhes, moderna e tradicional.
Degustamos três tipos de vinho tinto, dentre eles o Fond de Cave Cabernet Sauvingnon e o Trapiche Medalla.
Localização: Nueva Mayorga, s/n, Maipú, Mendoza
Site: acesse aqui
Email: visitas@trapiche.com.ar
Visitas: De segunda a sexta das 90:00 às 17:00
16h00 - OLIVÍCOLA SANTA AUGUSTA
Saindo da Trapiche, na quadra seguinte, está localizada a Olivícola Santa Augusta. O pessoal da Orange Bike nos informou sobre o almoço do local e resolvemos parar.
O estabelecimento oferece degustação de azeite e almoço simples.
Primeiramente fizemos a degustação, servida ao ar livre aos pés de uma árvore. Tudo muito diferente.
Prova-se o azeite puro em colher, do mais suave ao mais encorpado.
A segunda prova pode ser feita com pão, todavia sempre provar primeiro puro, para sentir melhor o sabor.
O lugar era uma graça, bem arborizado. Uma ótima opção para um descanso e almoço.
O lugar era uma graça, bem arborizado. Uma ótima opção para um descanso e almoço.
Farei um post exclusivo sobre a degustação de azeite.
Localização: Julio Roca, 2327, Coquimbito, Maipú, Mendoza.
***********************************************************************************
Devolvemos as bikes, pegamos a carro e fomos direto para CarinaE. Indicação do meu namorado que já conhecia.
17h30 - CarinaE
Um charmosa bodega boutique e artesanal um pouco mais afastadas das demais, pertencente ao casal francês Brigitte e Philippe Subra, que após serem transferidos para Mendoza em 1998, se apaixonaram pela vinicultura.
Fundada em 2003, aponta exclusivamente vinhos de alta qualidade.
Seu nome vem do latim "De Carina" e refere-se a uma constelação do sul. Aparece durante o verão e outono, especialmente durante a período de colheita.
Sua produção é de 260 mil litros. O Armazenamento é em piscinas de concreto velho, reparado com epóxi, em um prédio novo. Possui duas salas de 300 barris, a maioria de carvalho francês.
Sua produção é exportada para diversos países e já conquistou reconhecimento de críticos internacionais.
Há diferentes tipos de degustação. Escolhemos a Prestige que incluía um Malbec Rosado da linha Jovem, delicioso e refrescante; um Cabernet e um da linha Prestige Assamblage.
O meu escolhido: Malbec Rosado. Diferente, refrescante.
Essa bodega boutique é um charme e a recepção foi ótima e exclusiva, essa é a grande diferença de visitar vinícolas menores.
Não precisa fazer reservas.
Localização:Videla Aranda, 2899, Cruz de Piedra, Maipú.
Site: acesse aqui
Email: carinae@carinaevinos.com
Terminamos mais um dia de degustação em Mendoza com muita história para contar, bagagem e experiências para compartilhar.
* Informo que este post não é um plurieditoral e/ou patrocinado e expressa minha sincera opinião sobre os lugares visitados.
Leia mais sobre Mendoza:
Planejamento da viagem pelo Chile e Argentina
Dicas de como escolher as vinícolas de Mendoza
Termas Cacheuta em Mendoza
O natal em Mendoza
Planejamento da viagem pelo Chile e Argentina
Dicas de como escolher as vinícolas de Mendoza
Termas Cacheuta em Mendoza
O natal em Mendoza
Já esteve em Mendoza?
Deixe aqui o seu comentário ou dica do destino.
Gostou do artigo? Uma forma de retribuir é fazer reservas pelos parceiros do blog. Cada vez que uma reserva é feita nos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter e gerar mais conteúdo.
VAI VIAJAR ??? RESERVE AQUI
Reserve sua viagem nos links abaixo ou terceirize seu stress e solicite um orçamento ao nosso serviço de Travel Design. Click aqui e deixe seu recado.
⇒ Encontre seu Hotel nos melhores sites de busca: Booking, Hotéis.com, Expedia.
⇒ Compare tarifas para alugar carro na: RentCars
⇒ Evite aborrecimentos, faça um seguro viagem na: Mondial Travel ou Real Seguros.
⇒ Fique conectado em suas viagens com os chip da EasySim4U
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita e se quiser deixe um comentário.