Continuando os post sobre a viagem de final de ano pelo Chile e Argentina........
* Para os novos leitores, informo que fiz uma viagem de 15 dias pelas cidades de Santiago, Mendoza, Valparaíso e Viña del Mar. No final deste post colocarei os links dos post já publicados.
O quinto e sexto dia de viagem ficaram reservados para visita e degustações nas bodegas.
Mendoza produz 70% dos vinhos da Argentina, sendo considerada uma das grandes capitais mundiais do Vinho. É dividida por regiões que abriga mais de 1200 vinícolas. As principais regiões são: Luján de Cuyo, Maipú e Valle de Uco.
Roteiro de ViagemPodemos preparar um roteiro personalizado para sua viagem, com reserva do hotel, aéreo, tudo de acordo com o seu perfil. Entre em contato pelo WHATSAPP com minha agência de viagens Previllege.
A geografia de Mendoza é estonteante. Aos pés da Cordilheira dos Andes, com seus eternos picos nevados, dias de sol e céu azul praticamente o ano todo.
Luján de Cuyo aos pés da Cordilheira dos Andes |
Durante os meses de fevereiro, março e abril ocorre a colheita, sendo que no primeiro sábado de março há a comemoração com a Festa Nacional da Vindima, uma das comemorações mais populares e esperadas da Argentina com participação de visitantes de todo o mundo.
- As Regiões:
- Luján de Cuyo: localizada na Zona Norte a 40 minutos ao sul de Mendoza, tem altitudes entre 800 e 1.100 metros, é conhecida como a Terra do Malbec.
Mapa extraído do site Caminos Del Vino |
- Maipú: Próxima a cidade, é uma região menor e com poucas bodegas, todavia é considerada " o berço do vinho". Há também olivícolas e em algumas tem degustação de azeite.
- Valle do Uco: região mais nova localizada a 80 minutos ao sul de Mendoza, com altitudes entre 900 e 1200 metros é considerada uma das mais altas do mundo
Peculiaridades: rico solo calcário e argiloso, clima desértico, escassas chuvas, média de 300 dias de sol por ano, vento seco, baixa umidade e grande diferença de temperatura entre dia e noite fazem a região de Mendoza perfeita para a produção de vinho.
Curiosidades: foi através do Jesuítas que cruzaram os Andes, vindo do Chile, que as primeiras mudas chegaram a região de Mendoza e foram cultivadas pelos imigrantes europeus.
Os sites pesquisados estão listados abaixo, além de muitos blogs de viagem. A Lily Pestana do Blog Apaixonados por Viagens me ajudou muito, pois havia feito essa viagem na mesma época 1 ano antes.
Disponibilizo abaixo dois guias do site Experience Mendoza para download, um em português e outro em inglês. Esses guias são bem completos, explicam sobre a principais bodegas, os melhores restaurantes, hotéis e passeios.
Se você é como eu e gosta de fazer tudo sozinho, segue algumas dicas para se organizar:
1. Visite as vinícolas por região, ou seja, pesquise a localização das vinícolas que quer conhecer e agrupe-as por região e proximidade;
2. Faça reservas para garantir a visita. Há bodegas que não necessitam de reserva, mas se você quer muito conhecer determinada vinícola, não tente a sorte. Mande um email que será logo respondido;
3. Algumas vinícolas, apesar de localizadas na mesma região, podem ser distantes uma das outras, então estude a localização fique atento no horário das reservas. Nunca marque horários próximos se as vinícolas forem distantes;
4. Fique atendo aos sábados, domingos e feriados, pois há bodegas que fecham;
5. Leve dinheiro em espécie, pois muitas não aceitam cartão de crédito;
6. Atente-se ao intervalo entre as visitas, pois as degustações duram entre 60 e 90 min;
7. Algumas vinícolas também oferecem almoço, mas há necessidade de reserva;
8. Contrate um motorista, popularmente chamado de Remis, se não quiser preocupação com locomoção.
Mas se você não quer se preocupar, há agências que fazem todo o roteiro e inclusive contratam motorista.
Entre em contato conosco pelo link do WHATSAPP
- Meu Roteiro:
Estávamos com carro alugado desde Santiago e não queríamos ficar dependendo de motorista, apesar de ser mais cômodo. Queríamos a liberdade de passar na frente de alguma bodega e simplesmente parar, dessa forma escolhemos 2 vinícolas em cada região para reservar e deixamos a tarde livre para escolher algumas entres tantas.
- Na sexta visitamos a região de Luján de Cuyo. Bodegas escolhidas e reservadas: Catena Zapata e Pulenta. Almoço reservado na Cavas Wine Lodge.
Sala degustação da Zapata |
Meu irmão e cunhada na Pulenta |
Cavas Wine Lodge |
Importante salientar que as vinícolas de Luján fecham mais cedo no sábado e algumas nem abrem, por isso escolhemos visitar na sexta.
- No sábado visitamos a região de Maipú. Bodegas escolhidas: Zuccardi e Trapiche. Não havia necessidade de reservas, bastava chegar no horário pre-determinado para as visitas, assim não precisa esperar a próxima.
Sala de degustação da Zuccardi |
Degustação na Trapiche |
As vinícolas de Maipú ficam aberta até mais tarde aos sábados.
Infelizmente não conhecemos a região de Valle de Uco, pois tínhamos apenas o domingo e queríamos conhecer a cidade.
É como eu sempre digo: "Temos que deixar algo para trás com intuito de voltar".
Acompanhe os próximos post que explanarei as visitas e degustações.
Leia também:
Dica da Tha Moura
Um bom planejamento faz parte do sucesso da sua viagem e da realização de um sonho. Um profissional consultor de viagens poderá lhe auxiliar na melhor escolha de acordo com o seu perfil. Nós da Previllege Soluções em Viagens em parceria com operadores brasileiros, oferecemos um serviço exclusivo e único para que sua viagem seja perfeita. Entre em contato por email: contato@previllege.com.br
Entre em contato conosco pelo link do WHATSAPP
Já esteve em Mendoza?
Deixe aqui o seu comentário ou dica do destino.
Gostou do artigo? Uma forma de retribuir é fazer reservas pelos parceiros do blog. Cada vez que uma reserva é feita nos links abaixo, você não paga nada a mais por isso e ajuda o blog a se manter e gerar mais conteúdo.
VAI VIAJAR ??? RESERVE AQUI
Reserve sua viagem nos links abaixo ou terceirize seu stress e solicite um orçamento ao nosso serviço de Travel Design. Click aqui e deixe seu recado.
⇒ Encontre seu Hotel nos melhores sites de busca: Booking
⇒ Fique conectado em suas viagens com os chip da O Meu Chip
⇒ Compare tarifas para alugar carro na: RentCars
⇒ Evite aborrecimentos, faça um seguro viagem na: Seguros Promo
Que legal, Tha! !!
ResponderExcluirAdorei seu roteiro e muito obrigada pela menção ao Apaixonados por Viagens! !!
Matei um pouco da saudade de Mendoza pelas suas fotos e relatos!!!
Beijinhos,
Lily
www.BlogApaixonadosporViagens.com.br
Ola Lily,
ExcluirSeu roteiro me ajudou muito e adoro seu blog!!!!
Mendoza me encantou...adorei.....
Obrigada pela visita e pelo comentário.
Beijos
Thais
Mais uma vez viajei com você. Lindas paisagens. E posso imaginar que delícia de vinhos. Obrigada mais uma vez pelas dicas
ResponderExcluirVanessa Brollo
www.partiuplanob.com.br
Ola Vanessa,
ExcluirQue bom que viajou comigo..... Essa é a intenção....rsrsrs
Obrigada pela visita.
Bjos
Thais
Nossa Thais! Que privilégio poder saborear um autêntico vinho chileno contemplando estas paisagens... É de encher os olhos, mesmo! Parabéns pelas fotos, ficaram maravilhosas! Beijo!
ResponderExcluirFernanda
www.escolhainteligente.com
Oi Fer,
ExcluirRealmente foi uma viagem deliciosa. Degustar vinhos aos pés da Cordilheira dos Andes é uma experiência única.
Também fiz visitas em vinícolas do Chile e farei post. Continue acompanhando.
Obrigada pela visita.
Não sou entendedora de vinhos mas gostei de visitar vinícolas (estive na Concha Y Toro e algumas aqui do sul do Brasil). Acredito que as de Mendoza sejam "as vinícolas"!! Lindo passeio e lindas as fotos!
ResponderExcluirAh, já indiquei esse post a uma amigona que vai conhecer Mendoza ;)
Bjss
Oi Gabi,
ExcluirTmabém não sou entendedora, mas é uma delícia saber um pouco mais sobre o assunto, afinal eu adoro tomar vinhos. rsrsrsrs
Também fui na Concha Y Toro e farei post e adorei.
As de Mendoza são ótimas..... tem muitas..... uam visita diferente da outra. Vale a pena.
Obrigada pela indicação.
Se sua amiga quiser me mandar um email, eu posso ajudar, pois estou fazendo ainda outros post específicos sobre as vinícolas que visitei.
Continue acompanhando e obrigada pela visita.
Beijos
Enquanto a rodar de carro e fiscalização de trânsito? Algum problema? E para achar as vinícolas? Foi fácil?
ResponderExcluirPara achar as vinícolas? Foi fácil? Muitos dizem que é complicado e que GPS não funciona!
ResponderExcluirE fiscalização com quem bebe? Tem? Vcs foram parados?
Ola Rodrigo, tudo bem?
ExcluirFoi muito fácil a char as vinícolas. Usamos Google maps e waze e não teve erro. Só programe-se para visitar vinícolas próximas se o intervalo entre as degustações for curto.
Quanto a fiscalização é inexistente, fique tranquilo. Optamos por alugar carro e fazer tudo sozinhos para não ficarmos dependentes e engessados, mas muita gente contrata remis.
Obrigada pela visita e pelo comentário.
Thais
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
Excluir